Partilhar
quarta-feira, janeiro 30, 2008

os 7 pecados sociais

Crónicas do Tempo Presente
Meditar um pouco sobre "o que faz correr o ser humano" neste Mundo em que transformações profundas e urgentes são determinantes para a sobrevivência da nossa Civilização.



Por razões tão diversas do pensar e do sentir o número 7 sempre acompanhou a minha existência, como, aliás, pela sua magia, terá acompanhado a vida de milhões de pessoas deste planeta, que de alguma forma se interessam por estas coisas do sentido e significado dos números.

Particularmente, o meu interesse maior centra-se nas 7 cores do arco-íris, ao ponto de ser a designação de uma estação emissora-receptora da Banda do Cidadão que mantive em grande actividades no decorrer de muitos anos, de ser uma temática para coleccionismo das mais variadas peças, de ser a designação de base de um sítio que mantenho na auto-estrada da informação há longos anos.

Acontece que a magia do 7 se encontra no facto de um sem número de situações se pautarem pela sua métrica: as 7 cores do arco-íris; as 7 notas musicais; os 7 orifícios do rosto humano; os 7 dias da semana; os 7 pecados capitais; as 7 maravilhas do Mundo; os 7 mares do planeta Terra; as 7 colinas de Lisboa...

Na Carta Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa, de 15 de Setembro de 2003, estão referidos os 7 pecados sociais que afectam a sociedade actual. Sobre cada um deles pensei um pouco, mas muito mais haverá a meditar.

Egoísmo/individualismo – Eu, o meu bem-estar, a satisfação dos meus desejos constituem o objectivo principal de vida, nem que para isso tenha que espezinhar cruelmente o meu semelhante, mesmo que de familiares se trate. É a cegueira total duma civilização.

Consumismo exagerado – Consumir constitui o ponto alto de um estatuto humano e social, onde devemos sempre ultrapassar os nossos vizinhos e amigos na aquisição de bens de consumo mesmo que supérfluos ou que nunca venham a ser utilizados.

Corrupção – É considerada uma actividade normal a apropriação indevida de gratificações ou bens públicos ou privados dos quais se possa dispor em actos de gestão, sendo mesmo considerados “parvos” os que o não fazem e excluídos em termos sociais e de grupo.

Desarmonia do sistema fiscal – São as pequenas fugas individuais ao pagamento de impostos que irão sobrecarregar o colectivo e são as grandes fugas das entidades bem escoradas num proteccionismo da máquina institucional que tendem a destruir um país.

Irresponsabilidade na estrada – É a irresponsabilidade generalizada de quem pelo facto de conduzir um veículo automóvel se julga dono do mundo, não respeita terceiros nem mesmo os próprios filhos que transporta em total falta de segurança, ignora o meio envolvente.


Comercialização do desporto – O jogo deixou de ser uma actividade de lazer e de entretenimento, de aplicação da destreza e da imaginação, do saber e da inteligência, para movimentar milhões e ser fonte de influências e de corrupção. Já não há verdade no jogo.

Exclusão social – É a resultante da falta de igualdade entre as gentes no acesso à aprendizagem, à saúde e à justiça, agravada pelo facto dos países receberem cada vez mais refugiados sem lhes concederem o mínimo de refúgio, exploram e desprezam de seguida.

Etiquetas:


Comments:
Os pecados que estão avassalando a humanidade.A essencia e a beleza da vida ,é taõ simples e se todos tivessemvoltados apra isso o mundo seria belo
LIgia
 
Pois é uma lista possível. Concordo com a maioria dos que enumera embora me pareça que muitos provêm do mesmo problema.
Houve um tempo em que o sucesso de um homem se media pela sua honra. hoje mede-se pelo que conseguiu realizar. Não importa os meios que utilizou para lá chegar: O que importa é o resultado! Na politica, do desporto, na economia nas nossas relações pessoais ... É fundamental que tenhamos como sociedade pelo menos a noção que mudamos para que tenhamos depois a vontade de mudar.
 
Querida Lígia
Um dia o Homem irá reconhecer os caminhos tortuosos que percorre e corrigir+a o trajecto.
Seguirá o rumo da solidariedade.
Beijinhos.
 
Amigo Fernando
São observações correctas quanto a uma sociedade que necessita de mudança urgente. Está nas mãso de todos nós.
Um abraço.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?