Partilhar
quarta-feira, fevereiro 13, 2008

ah esta cultura...

Já lá vão uns anos, estaríamos talvez em 2002, o meu amigo Silva do British Bar chamou-me a uma ponta do balcão e enquanto eu me ia deliciando com um refrescante “ginger beer”[*] foi-me dizendo:

Tenho aqui uma coisa para si, sei que é apreciador...

Debaixo do balcão retirou um livrinho da capa azul onde estavam impressas duas letras douradas “BB”. Tratava-se de um interessante historial deste tão tradicional botequim lisboeta. Escrito por João Isidro, com fotografias de José Barbosa. Uma edição da Câmara Municipal de Lisboa.

Tratava-se de uma colecção “Lisboa Porta a Porta” e como a própria designação dá a perceber, uma colecção de pequenas histórias de diversas portas da Cidade com estória para contar. Não consegui obter todos os títulos, alguns já esgotados, mas alguns bem interessantes ainda vieram fazer parte da minha modesta biblioteca: “Paços do Concelho”, “Elevador de Santa Justa”, “Hotel Avenida Palace”, “Solar do Vinho do Porto”, “Hospital das Bonecas” e tantos outros.

Regularmente lá ia eu à recepção dos Paços do Concelho na procura de uma nova surpresa feita livro. Até que um dia a recepcionista muito simpática mas com um sorriso algo amarelo nos lábios me disse:

Sabe? A publicação desses livrinhos foi cancelada!

Havia mudado, entretanto, o Presidente da Câmara.


[*] Tipo de cerveja produzida no British Bar que resulta de uma infusão fermentada de gengibre.

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?