Partilhar
sexta-feira, fevereiro 29, 2008

dia extraordinário

Gosto de pensar que o dia de hoje é um dia especial, não somente no calendário mas também na vida de muitas pessoas. O dia de hoje tem lugar unicamente nos anos bissextos, o que não é o mesmo que dizer simplesmente, de quatro em quatro anos.

Na realidade e de acordo com as definições do calendário gregoriano excluem-se dos anos bissextos, como regra geral os divisíveis por quatro, aqueles que sendo seculares não são divisíveis por 400.

É evidente que tal não acontecia antes de 15 de Outubro de 1582 quando em vigor estava ainda o designado calendário juliano.

Mas realmente o dia 29 de Fevereiro é um dia extraordinário, especialmente para as pessoas nele nascidas que comemoram o seu aniversário de quatro em quatro anos, sendo que os que atravessa a vida por um ano centenário não divisível por 400 também nesse ano festejam o seu nascimento.

Mas se o dia de hoje é o “tal dia especial” o que dizer do dia 24 de Fevereiro. Foi esse o dia que entrando “em cunha” entre o 23 e 24 normais fez com que o calendário de Fevereiro bissexto deslizasse mais um dia até atingir o 29.

A objectivo da existência cíclica do ano bissexto é o de corrigir a diferença existente entre o designado “ano calendário” considerado com 365 dias do “ano solar” correspondente ao tempo de translação da Terra em volta do Sol e que é de aproximadamente 365,25 dias solares. As seis horas “excedentes” de cada ano solar provocam a cada 4 anos a criação de um dia extra, introduzido-o no mês de Fevereiro, antes de 24, que passará então a ter 29 dias.

Hoje é, então, o 60º dia do ano do calendário gregoriano, faltando 306 para acabar o ano. Como diz o Verdadeiro Almanaque BORDA D’ÁGUA “dias vividos: 60; a viver 306”.

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?