Partilhar
quinta-feira, março 27, 2008

debruçado sobre o mar

A edificação primeira do Convento dos Capuchos data do ano da Graça de 1558, de acordo com a regra da Ordem dos Franciscanos, isto é, construção simples e modesta, para uma comunidade de cerca de 40 frades e relativamente isolado das povoações mais próximas.

Situa-se na freguesia da Caparica e evoca Nossa Senhora da Piedade e foi buscar a sua designação ao facto dos frades franciscanos vestirem de burel com capucho alongado e levarem uma vida sem ostentação e alimentação muito frugal.

O edifício tem uma fachada com triplo pórtico de colunas simples, com arco ao centro e grades, que dá acesso à Igreja onde, ao fundo, existem dois painéis de azulejos representando os sermões de Sto. António e que substituem as degradadas pinturas que aí existiam.

Apresenta à esquerda o escudo dos Távoras, evocação a Lourenço Pires de Távora, originário de Almada, que tendo viajado pelo Mundo e distinguindo-se na diplomacia e nas armas, o mandou construir.

À direita a fachada do Convento apresenta o símbolo da ordem franciscana, que sempre viveram na pobreza, segundo a ideologia de S. Francisco Xavier, recorrendo às dádivas dos donos das quintas das redondezas e do privilégio de se abastecerem de lenha nos pinhais reais da Caparica, uma concessão do próprio rei D. Sebastião.

Em 1630, o Convento sofre obras de ampliação e beneficiação. Em 1755, é severamente afectado pelos efeitos do terramoto. Em 1834, quando foram extintas as ordens religiosas fica sob a tutela do Juiz do Povo da Caparica. Em 1950, depois de sofrer diversas vicissitudes de transmissão de posse encontra-se completamente destruído.

A essa data, a Câmara Municipal de Almada adquire o edifício e procede a profundas obras de recuperação. Novas intervenções nos anos 60 e 70 do século passado descaracterizam completamente o edifício.

Nos anos 2000/2001, no Convento dos Capuchos é efectuada importante obra de restauro e reabilitação, sendo hoje um imóvel, que respeitando o traço original, se encontra equipado com as mais modernas infra-estruturas especialmente vocacionado para a música, donde se destaca o Festival de Música dos Capuchos, com grande aceitação nacional e internacional.

Uma visita resulta numa lufada de cultura e saber, não olvidando os seus jardins donde se desfruta uma das mais belas panorâmicas da chamada “boca do Tejo”, Cascais, Lisboa, Costa de Caparica e, ainda, uma ampla visão da serra de Sintra e do Cabo Espichel.

Recentemente, no miradouro e varandim voltado a poente, sobranceiro ao mar Atlântico foi erigido o Memorial a Pablo Neruda, designado “Mil Olhos”, evocando o seu amor pelo mar e tendo gravado “...de repente os olhos são palavras”.

Etiquetas: ,


Comments:
Caro senhor Reis,
Tenho apreciado muito os seus trabalhos e como fez uma apresentacao sobre as minhas salinas e eu sou um novato nos assuntos de bloggs e internet, gostaria de falar consigo para consultadoria de preparacao de um site-salinas.O meu telefone e 965807303 ou no escritorio 281 321 474. Muito grato
Rui Simeao-Tavira
 
Amigo Rui Simão
Muito grato pelas sua amáveis palavras. Logo que possível entrarei em contacto consigo com muito gosto.
Um abraço.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?