Partilhar
sexta-feira, março 14, 2008

hoje é o dia do "pi"

Os dias do calendário, mesmo que de ano bissexto se trate, não chegam para distribuir todos os “dias de...” existentes e que continuam a aumentar a cada ano que passa. É a Organização das Nações Unidas que cria “dias internacionais”, é a UNESCO que cria “dias mundiais”, normalmente ligados aos ramos da cultura, são os próprios países e também entidades que congregam em si determinadas situações da nossa sociedade.

Hoje escrevo sobre um “dia mundial de...” que nasce de uma curiosidade à volta do número mais enigmático que alguma vez foi descoberto, o “pi”, que já os egípcios haviam concluído, mil e setecentos anos Antes de Cristo, ser uma constante da relação entre o comprimento duma circunferência e o seu diâmetro, independentemente do tamanho da circunferência que se considere.

O valor de “pi” é 3,14159265...., abreviando para 3,14 e considerando a notação anglo-saxónica da data levou a que fosse atribuído a 14 de Março, [3.14] a designação de Dia Mundial do Pi.

O valor de “pi” está associado a diversas situações com que nos confrontamos no dia-a-dia sem que tal nos passe pela cabeça: o rolar das ondas numa praia, o trajecto aparente diário das estrelas no céu terrestre, a distribuição de uma colónia de cogumelos, o movimento das engrenagens e rolamentos, a propagação dos campos electromagnéticos e tantos outros fenómenos e objectos.

Por fim, uma curiosidade. Se pretenderem saber em que localização do valor de “pi” se encontra a vossa data de nascimento não deixem de visitar Am I in Pi?

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?