Partilhar
quarta-feira, maio 21, 2008

doces sabores da costa

Cada terra tem os seus próprios e originais doces, sendo estes, muitas vezes que dão notoriedade a localidade de origem, tal é a sua importância no entender das pessoas. Muito desta doçaria tradicional se deve ao esmero e cuidado das freiras dos conventos que se encontram um pouco por todo o país.

Na Costa de Caparica, o doce que a memória popular apresenta como genuíno produto da vila dá pelo nome de "Claudino" e era tradicionalmente fabricado pelo extinto Costa Nova, café e pastelaria que fez época na Costa de Caparica e cujo nome homenageava a origem de muitos ílhavos, logo, região de Aveiro. Daí que se não estranhe que um dos principais ingredientes dos "Claudinos" seja o doce de ovos.

Passado quase meio século os "Claudinos" passaram a ser fabricados pela quase totalidade das pastelarias da Costa e, hoje em dia, por quase todo o País. Curiosamente, quando fabricados fora da Costa de Caparica tomam muitas vezes o nome de "Caparicanos".

"Claudinos" e "Garibaldis", outra especialidade muito apreciada na Costa, fazem par no capítulo da doçaria com os gelados que de muito boa qualidade são igualmente produzidos na Praia do Sol.

Etiquetas: ,


Comments:
Mas o melhor dos Claudinos é sem dúvida o do Carlos Capote...

Um beijo doce, Querido Victor!
 
Querida Gasolina
Do Capote, aqueles pequeninos, comem-se mais parecem cerejas....
Beijinhos docinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?