Partilhar
domingo, junho 29, 2008

há festa no solar

Hoje foi dia de Festa no Solar, no Solar dos Zagallos, na Sobreda. Saberes, sabores e memórias conjugaram-se para o dia de pleno divertimento, num espaço que permite a fuga à agitação da vida citadina e proporciona a vivência de memórias num cenário estimulante de descoberta da Natureza. Este ano a perfeita comunhão da Europa com as Américas serve de tema principal.

Dando vida ao Solar donde tantos viajantes partiram nas suas idas pelo Mundo e onde outros tantos descarregaram sua bagagem plena de exóticos cheiros e sabores, os visitantes tiveram oportunidade de apreciar os quartos e as excelentes pinturas que decoram os tectos. E nas antigas cavalariças, a actual Sala dos Arcos, uma exposição da “leveza dos filigranas” a suavidade dos artesãos.

Na antiga cozinha do Solar o meu amigo Joaquim e a sua equipa do Sabor Mineiro alimentavam os visitantes mais exigentes com autênticas vitualhas das terras brasileiras com destaque para uma cheirosa e saborosa feijoada.

Durante todo o dia, com acesso livre aos residentes e forasteiros, folgou-se à boa maneira dos tempos áureos do Solar, com jogos tradicionais, oficinas de artes e ofícios do passado e um mercado de rua com pequenas “barraquinhas” onde se vendem mimos da terra e os produtos de produção artesanal.

A música e dança faz-nos viver o romantismo dos jardins do século XIX, ao som do piano e do contrabaixo, e deixamo-nos conduzir numa valsa na companhia do mestre de dança Vicente Trindade e de Catarina Duarte. O tango, o sensual tango, dançado por Alejandro e Solange.

Assim, se reviveram as vivências no Solar no Século XIX.


Solar dos Zagallos

O Solar dos Zagallos, também conhecido por Quinta dos Pianos, que foi originariamente uma casa agrícola, é uma casa apalaçada de primeiro andar com pátio de entrada com portão de ferro, escadaria de acesso aos dois salões nobres (construídos com a intenção de aí ser recebido o rei D. João VI, visita que nunca chegou a realizar-se) e anexos vários. Inclui-se nesta magnífica propriedade, construída no século XVI, uma alameda de rara beleza.

Situa-se na povoação de Sobreda, à época uma das terras fidalgas da Caparica e embora no século passado não tivesse mais de 150 fogos é hoje uma Freguesia em pleno desenvolvimento urbanístico.

Os proprietários foram os Zagallos, família oriunda de Reguengos de Monsaraz, que chegaram à Caparica no reinado de D. João II. Em 1745, o desembargador Rodrigo de Oliveira Zagallo instituiu um morgado na Sobreda.

O edifício e anexos sofreram diversas intervenções nos séculos XVIII, XIX e XX e conserva das diversas épocas azulejos, estuques e pinturas. O Solar possui três capelas, duas das quais nos jardins. A que se encontra integrada no corpo do edifício, a de Santo António, tem ricas talhas e é forrada a azulejos representando cenas religiosas e profanas.

O Solar dos Zagallos é, hoje em dia, propriedade da Câmara Municipal de Almada, tendo sido objecto de uma profunda intervenção, visando a sua recuperação e preservação, donde resultou uma interessante peça do equipamento cultural do Município.

Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?