Partilhar
sábado, junho 14, 2008

os anos que festejamos

Festejar o aniversário tem tanto de partilha familiar como de solitária meditação sobre o tempo que passa, as marcas que são gravadas no corpo e no espírito, o devir, o tempo futuro, os projectos e objectivos de vida de cada um, individualmente considerado. Não se estranha, pois, a forma como é considerado e aceite o tempo que passa pelas diferentes pessoas, cada ser humano com o seu pensar e sentir.

É curioso analisar as situações, especialmente sentidas pelas mulheres, em retirarem alguns anos àqueles que já viveram, na ténue ilusão de que assim mais jovens serão. E quantas vezes se acompanha este facto com a afirmação “o que conta é a idade do espírito e não a física”.

Mas também muitos homens na procura da eterna juventude, ilusória procura, quantas vezes “escondem” a idade real à pergunta “quantos anos tens?”, trocando a posição dos dígitos, numa brincadeira embusteira, e de 64 afirmam ter 46, não enganando mais ninguém do que a si próprios.

Considero esta pergunta “quantos anos tens?”, uma pergunta curiosa. Quantos anos tens, vividos? É isso importante de responder? Quantos partem tarde sem ter vivido enquanto outros vivem intensamente “o muito cedo”. Incoerências do tempo que passa, sem dúvida.

Palavras lidas e ouvidas de dois grandes mestres do pensamento e do saber, Agostinho da Silva e Fernando Carvalho Rodrigues, este último felizmente ainda entre nós, levaram-me a formar em mim a ideia de que “a vida vivida não nos transforma em sábios, mas obriga-nos a ser reflectidos”.

Quando hoje me perguntam: “quantos anos tens?” a minha resposta só poderá ser “tenho 26 anos” (os que me faltam para atingir os 90) pois o mais importante não é o tempo passado pelo rodar inexorável dos ponteiros do contador do tempo mas o que me resta para continuar a aprender e para ser mais solidário.

Etiquetas: ,


Comments:
e eu te digo mais.. não tens 26 anos não.. não tens idade, TU, tua essência, sua sensiblidade transcende tudo o mais.. FELIZ Anoiversário meu amigo muito, muito querido.
Tem umas tulipas pra ti la na minha casa.. vem pegá-las.
mil beijos e um abraço forte e longo
tua amiga sempre
 
Parabéns, Victor, desde Lagos.
Afinal, não é todos os dias em que nós fazemos 26 anos, não é?
Que os próximos sejam passados com felicidade, junto dos que lhe são mais queridos.
Um abraço do Carlos Mesquita
 
Parabéns querido Victor, 26 beijinhos e um xi-coração. :)

(Mais um ano que cheguei atrasada... desculpa!)
 
E eusem saber!!! Beijinhos e abraços! E obrigada pelos anos que tens!!!
 
Doce Lualil
Tuas palavras têm sempre o carinho que une o Fotógrafo e a Escritora, por essas calçadas recifenses acima.
Obrigado pela tua lembrança e pela tua prendinha.
Mil beijinhos.
 
Amigo carlos
Muito obrigado pelas palavras amigas que me escreveu. Com certeza continuaremos a festejar por muitos anos mais neste espaço blogoesférico que é eterno.
Um abraço.
 
Querida São
Sempre te digo o que sinto: nunca chegas atrasada à festa. O teu carinho está sempre na Oficina.
Beijinhos.
 
Querida Amigona
Obrigado pelas tuas palavras que sei virem do coração. Continuaremos a nossa luta por uma vida melhor, para todos.
Beijinhos.
 
PAra que contar o tempo?!vale mesmo o viver com dignidade,sensibilidade ,e alegria....é assim vc
Ligia
 
Querida Lígia
Grato pelas tuas bonitas palavras.
Um beijo.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?