Partilhar
sábado, julho 05, 2008

cinco anos

Mil oitocentos e vinte e sete dias já passaram desde que abrimos pela primeira vez ao público as “portas” da Oficina das Ideias. Na ocasião, convidados para a inauguração três amigos que muito contribuíram para a existência deste espaço na blogoesfera: o Pedro, o João e o João. Um dos “João” (o Carvalho Fernandes) era já um iniciado nestas andanças dos blogues, autor consagrado do Fumaças que ainda hoje se mantém com grande actividade e que foi o verdadeiro impulsionador, por exemplo dado, da Oficina das Ideias.

O Pedro (Gomes) e o João (Tunes) “compañeros” da estrada e dos caminhos, amigos e inspiradores, o primeiro é autor do Sintra-Gare com actividade suspensa, desejamos que temporariamente, e o segundo criador do Bota Acima que nestas coisas do tempo que passa acabou por se fixar e diariamente fazer-nos companhia no Água Lisa.

Em Outubro de 2008, Luís Ene e Paulo Querido editam o livro BLOGS (Centro Atlântico) e dão a honra à Oficina das Ideias de ser um dos cerca de 50 blogues citados, classificando-o no grupo “literários” e dando-lhe interessante destaque: “Num registo de escrita viajante o autor pula por entre sítios físicos e virtuais, apresentando ideias e frescura. Ultimamente com mais imagens, várias belas fotografias do autor – o que é raro num meio onde abunda a cópia e a hiperligação de imagens alheias.

Foi o lançamento da Oficina das Ideias para fora das fronteiras nacionais, especialmente para o Brasil onde já tinha bastantes leitores e para outros países de língua oficial portuguesa. Nascem, então, muitas cumplicidades e parcerias, escritos a “quatro mãos”, publicações em simultâneo em Portugal e no Brasil. Temas tão interessantes para os leitores dos dois países, como A Vida e Obra de Bocage, a Lenda Histórica de Pedro e Inês e, até, Fernando Pessoa transformam em corrupio as comunicações entre Portugal e Brasil e regresso.

Amizades fortes nasceram a partir de contactos, leituras e comentários, na Oficina das Ideias que se sentiu bem neste papel de comunhão de afectos numa vivência cúmplice e de cumplicidades vivenciadas (!!). Cinco anos plenos de muitas emoções em que a vida de quem escreve e o olhar de quem fotografa se encontram totalmente transcritos nas mais de 4.000 páginas que resultariam se “aprisionássemos em papel as IDEIAS que fluíram na OFICINA”.

A história das estórias da Oficina das Ideias far-se-á indiscutivelmente com as pessoas que a visitaram e que a enriqueceram de comentários, mas também com aquelas que tiveram o dom de inspirarem a escrita de textos e foram musas das fotografias. O Rio Tejo, o Mar, o Grande Areal nunca abandonaram a Oficina das Ideias. O Fotógrafo, o Marinheiro, o Sonhador continua a percorrer o Arco-Íris dos afectos, na procura do pote das moedas de oiro, o AMOR. E as ninfas do Tejo que o imortal Camões cantou devotadamente, a Ninfa de Duas Margens, faz ouvir o som melodioso dos seus cantares...

Etiquetas:


Comments:
Venham mais cinco! :)
E como sempre atrasada... PARABÉNS pela maravilhosa oficina que também me ajuda a pensar! :)

Um beijo
 
Ao fotógrafo um beijo especial da "escritora"
.. que o sonho continue sempre!
beijos
 
E a Ninfa do Tejo do século XXI promete marcar presença em cada sétima onda...

beijinhos
 
E tudo começou no Cais Sodré. Caderninho de capa preta. "Dois com gelo", ó Silva. E o fumo dos meus cigarros. Grande abraço companheiro. Pedro O. Gomes
 
Uma Oficina que não cansa.
Onde nem um ruído se ouve.
Onde, mesmo sem comentar, se marca presença porque é obrigatório aprender.

Amigo Victor, um grande abraço e, como diz a Espectacológica, venham mais cinco...
 
ora viva amigo victor


ouvi dizer por aí que a oficina fazia anos e como ninguém me convidou para comparecer na festa de aniversário decidi aparecer por cá tipo penetra. fiz mal? não é muito do meu feitio entrar assim sem pedir licença mas não resisti.

onde está o bolo?
e o champanhe?
ou cheguei atrasada?

seja como for estamos todos de parabéns principalmente tu que asseguras a qualidade e limpeza desta casa.


beijinhos e continua sempre. eu cá estarei para aplaudir de pé na primeira fila claro!
 
E sempre uma frescura!

Parabéns.

Um beijo forte à Oficina e seus artesãos
 
Querida São
Nunca chegas tarde pois a tua presença é constante nas memórias desta Oficina.
Obrigado pelas tuas palavras e pelo teu carinho.
Um beijinho.
 
Doce Lualil
O Fotógrafo por cá continua na sua caminhada e recebe com prazer o teu beijinho.
Beijinhos para ti também.
 
Querida Ninfa do Tejo
És minha fonte de inspiração, estás no meu pensamento.
Beijinhos.
 
Querido Amigo Pedro
E o primeiro texto desse livrinho de capa preta foi dedicado ao teu Pai que era aniversariante.
Obrigado.
Um abraço forte.
 
Amigo Observador
Uma presença assídua neste espaço oficinal que muito reconhecemos.
Um abraço amigo.
 
Querida Ivone
Diz-se por aí e é verdade, rsrsrs
Esta Oficina tem sempre os portões abertos e procura estar sempre em festa... é só entrar que a rolha do champagne já vai saltar.
Obrigado pela presença. Um beijinho grande.
 
Querida Gasolina
A tua presença ajuda muito a que o ar que aqui se respira seja fresco e doce.
Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?