Partilhar
sexta-feira, julho 25, 2008

na senda do tempo de pedra

Muitos têm sido os projectos de pesquisa do saber, especialmente do saber popular, que o pessoal da Oficina das Ideias tem realizado, na procura do enriquecimento dos conhecimento sobre temas que procuramos aqui desenvolver e para muitos dos quais temos contado com a prestimosa contribuição dos nossos leitores que através dos comentários que aqui formulam nos dão indicações importantes.

Um dos temas preferidos da Oficina, como os leitores assíduos e mais atentos já concluíram é “O TEMPO QUE PASSA”, no que tem de volátil, especialmente, no sentir de cada um consoante as circunstâncias, porque na realidade científica da questão ele flui regularmente, a ritmo certo, sem sobressaltos nem paragens.

O “tempo que passa” tem deixado, entretanto, marcas importantes na realidade que todos nós sentimos no Planeta que habitamos. São os movimentos tectónicos, são as alterações orográficas, são as cada vez mais comentadas mudanças climatéricas e de temperatura do planeta Terra. Também o Homem tem marcado o Planeta com a sua inventiva das formas mais diversas.

Uma delas, relacionando o ser humano com o tempo é o que poderemos chamar o TEMPO DE PEDRA, os relógios de sol, aqueles que indicam o tempo real, mas também os que guardam na pedra lavrada, granito, calcário e tantas outras, as observações que o Homem foi fazendo no correr dos tempos, acrescido da gravação de simbologia que muitas vezes traduz os medos e a magia do desconhecido.

Com a contribuição do nosso amigo/irmão Olho de Lince vamos andar pelas míticas terras do Concelho de Mafra, vamos espreitar igrejas e palácios, vamos ouvir o Povo que sabe e que sente, vamos procurar recolher mais informação sobre RELÓGIOS DE SOL. E vamos partilhar tudo o que aprendermos aqui na Oficina das Ideias.

Espera-nos Concelho de Mafra que aí vamos nós!

Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?