Partilhar
terça-feira, julho 29, 2008

o tempo de stroud

Stroud é uma cidade pertencente ao condado de Gloucestershire no País de Gales e onde se verificou um dos mais estranhos resultados em consequência da implantação dos caminhos de ferro na região. Terminou o designado “tempo de Stroud”, o “Stroud time”, fruto de a partir dessa data, em 1845, ter sido aí obrigatório o uso do “tempo de Londres” para normalização dos horários dos comboios.

Como Stroud se situa a cerca de 90 milhas a oeste do meridiano, anoitecia nove minutos mais tarde do que em Greenwich.

Antes de 1845, o povo de Stroud marcava o seu tempo orientando-se pelo Sol, donde ser frequente nas casas mais solarengas a existência de um relógio de sol.

Este relógio de sol existe actualmente no parque duma residência privada, a Applegarth-Bussage, na região de Stroud e a imagem foi obtida e enviada por Victor e Lila, do blogue Des-encantos, que muito agradecemos.



É um relógio de sol do tipo horizontal construído em metal, provavelmente cobre, colocado sobre uma peanha de granito, com as marcações horárias em numeração romana. O gnómon é recortado da forma tradicional e inteiriço. A sua construção deverá datar do século XIX, anterior a 1845.




saber mais em:
http://www.digitalstroud.co.uk/gettinghere.php?pageid=133&pid=103&topid=5

Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?