Partilhar
sexta-feira, agosto 15, 2008

imagens originais

De acordo com o “estatuto editorial” que norteia as publicações feitas na Oficina das Ideias já lá vão mais de cinco anos, procuramos sempre que os textos e as imagens sejam originais, fruto das nossas próprias experiências de vida ou baseados em trabalhos de investigação e pesquisa temática que realizamos em permanência.

Os textos publicados resultam, assim, de pura inspiração (e muita transpiração) no que concerne a poesias e contos (contos da praia, contos do pinhal) e estórias (pequenas estórias vividas) e de pesquisa quando relacionados com usos e costumes, com a tradição, com as terras e as gentes que visitamos.

As imagens, trabalho sistemático de recolha, são obra do nosso amigo e companheiro de estrada Olho de Lince que até tem o ombro esquerdo descaído da carregar diariamente o equipamento fotográfico. Umas vezes trabalhos de inspiração artística, outros, a maioria, na constituição de um portefólio temático de apoio aos trabalhos oficinais escritos.

Raramente, somente por excepção, são utilizados trabalhos alheios e sempre que isso se justifica e acontece temos o cuidado de indicar as fontes e realizar os respectivos “créditos morais” como a mais básica ética aconselha.

As imagens originais da Oficina das ideias, e são mais de 4 mil as que se encontram disponíveis nesta grande auto-estrada da comunicação, não têm protecção alguma (e seria fácil de conseguir) pois no nosso amplo espírito de partilha não vemos qualquer problema em que sejam utilizadas por terceiros. Confessamos que disso até sentimos um certo orgulho. Mas no mínimo seria interessante que fosse feito o reconhecimento do nosso trabalho com a indicação da origem das imagens. E nem sempre acontece.

Um dos temas que ultimamente tem absorvido a atenção dos trabalhadores desta Oficina é o que diz respeito a RELÓGIOS DE SOL. Sendo um tema sobejamente tratado por especialistas e até como projectos escolares, não deixa por isso de ser aliciante pela magia e mistério que envolve. O TEMPO QUE PASSA é de todas as eras, desde que o ser humano existe.

O nosso registo fotográfico sobre este tema é ainda reduzido e em breve sofrerá um incremento significativo. No entanto, nos trabalhos de pesquisa que temos realizado chegamos à conclusão que muitas das imagens que já recolhemos sobre o tema estão a ser profusamente utilizadas na blogoesfera. Estamos vaidosos, pois claro!

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?