Partilhar
sábado, agosto 23, 2008

os sinos já haviam tocado as ave-marias

Os sinos já haviam tocado as “ave-marias” há algum tempo, no chamamento dos fiéis para o ofício do fim de tarde, e o sol caminhava já para o ocaso, na direcção da Adraga e do mítico Cabo da Roca, embora em tempo de verão só viesse a “mergulhar” definitivamente no oceano lá para mais próximo das vinte e uma horas, quando cheguei ao adro da igreja.

O adro é murado, tem ali uma barreira bem marcada entre o religioso e o profano, embora coabitem, pois logo bem perto está o velho coreto onde a banda de música tem assento para animar as gentes com música clássica tocada de forma muito popular.

Mas nesta hora de final de dia a musicalidade é diferente. A missa é missa cantada e ouvem-se cá fora os cânticos religiosos que se vão intercalando com os dizeres do pároco e nas redondezas o silêncio respeitador somente interrompido pelo ruído do motor de uma ou outra motocicleta que passa na estrada principal.

No adro, dois homens e uma criança mantêm-se sem entrar na igreja. Os adultos talvez por não serem dados a coisas da religião, aguardam o regresso das suas consortes, a criança por traquina que se mostra não iria garantir a tranquilidade do culto.

Estamos junto à Igreja de São João Degolado, em Terrugem, no concelho de Sintra.

Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?