Partilhar
quarta-feira, agosto 27, 2008

a praia de setembro na caparica é assim: tranquila

O mês de Agosto aproxima-se rapidamente do seu fila e os veraneantes já regressaram às suas casas, pois está no tempo da criançada voltar para as escolas, alguns irão pela primeira vez, e ainda há que fazer as limpezas mais profundas reservadas para o fim do Verão.

No mês de Setembro, aquele que anuncia os outonais tempos, no grande e doirado areal já não existe a agitação dos dias de Agosto, nem os autênticos desfiles de moda de banho que os mais atentos sempre acompanham. Agora o areal encontra-se salpicado de um ou outro colorido chapéu de sol que dá sombra a um casal mais idoso, a uma família incompleta pois um dos cônjuges já regressou entretanto à rotina diária do emprego ou a um par de namorados sedento dos últimos raios de sol de um Verão que em breve irá terminar.

A temperatura é agora mais amena, corre até uma ligeira brisa vinda do mar carregada de gotículas de água salgada. Algumas nuvens já decoram o azul do céu, dando-lhe uma beleza diferente, mais fotogénico sem dúvida. Já não chegam autocarros carregados de pessoas que vêm usufruir de uma praia “aqui tão perto”.

E o mar? O mar está belo como nunca. Batido, agitado, salpica o azul verde com o prateado da rebentação forte das ondas. Mas está silencioso. Lá mais perto do equinócio o seu troar ouvir-se-á muito para lá da arriba. As gaivotas que ainda patinham a areia molhada retirar-se-ão para a segurança do interior. Substituirão a dieta de peixe por aquilo que encontrarem.

É agora o tempo da mudança. Então o mar espraia-se docemente no areal num último carinho estival.

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?