Partilhar
domingo, agosto 17, 2008

um "piercing" para o umbigo da oficina

De surpresa em surpresa


Com alguma frequência somos surpreendidos com o alcance que o modesto trabalho que vamos desenvolvendo na Oficina das Ideias, com o apoio e inspiração dados pelos nossos amigos leitores, atinge, chegando a esferas do saber e da investigação que nunca pensámos pudesse acontecer.

Os académicos brasileiros Elisa Vidal, Patrícia Azevedo e Gláucio Aranha, de Niterói, Rio de Janeiro, têm vindo a desenvolver um trabalho de pesquisa sobre “Das telas para o papel, blogs como fonte para a Literatura de Massa” de que agora tivemos conhecimento e que resumem da seguinte forma:

Novas formas de produção textual vêm sendo desenvolvidas com o avanço das novas tecnologias, dentre elas destaca-se no presente ensaio os blogs. A princípio considerados, principalmente, como diários virtuais de adolescentes, esta forma ganhou novos contornos a partir da agregação de recursos específicos que incrementavam seu grau de interactividade. O presente ensaio estabelece uma reflexão sobre o desenvolvimento dos blogs e a contribuição desta tecnologia para a formação de novos espaços literários, bem como para a consolidação de campos de experimentação e selecção para a indústria editorial brasileira.

No capítulo Blogs e Literatura referem:
Um efeito que merece ser destacado diz respeito à ampliação das fronteiras da língua. Muitas vezes utilizado por adolescentes ou usuários sem o domínio de outras línguas, os sistemas de busca conduzem os usuários para blogs de outros falantes da língua portuguesa. Fato este que pode ser notado, por exemplo, em “A Lâmpada Mágica”, “Local e Blogal”, “Escrita Ibérica” e “Oficina das Ideias”, espaços dedicados ao viés literário dos blogs, mas que transcendem as barreiras geográficas pela natureza do ciberespaço e do idioma comum aos brasileiros.

Uma vez mais, ficámos surpreendidos e sem palavras...


Saber mais:
Mídia e Literatura – Gláucio Aranha
Estudos de mídia, literatura comparada, literatura de massa, teorias da narrativa e novas tecnologias

Etiquetas:


Comments:
Mas não um piercing qq, de vulgar metal!

É uma jóia isso SIM!!!

Eu de pé aplaudo e peço sempre "encore"!

Um beijo meu Querido Victor.
 
Victor,

Piercing??

Essa palavra não é apropriada!

Já deu para ver wque os detesto?
:-)
Este blog é como um Sol!!!
Pronto um Sol!!
Ilumina os outros blogs...e também a natureza, realça-a sempre!

Um beijo,
Sony
 
Querida Gasolina
O meu contentamento distribu-o com sinceridade por quem muito me tem inspirado.
Um beijinho.
 
Querida Sony
Muito obrigado pelas tuas palavras afectuosas.
"Piercing" é simplesmente uma imagem de "vaidade". Confesso que no meu corpo somente tenho uma pequena tatuagem. rsrsrs
Beijinhos.
 
Se o "piercing" só representar uma forma de dar nas vistas, acho que este "piercing" foi bem aplicado no "umbi-ego" da Oficina.E é que o merece...
 
Caro Piloto
O "piercing" é sempre uma peça de vaidade com aquele toque de exibicionismo... num bonito umbigo de mulher atinge o seu máximo... na Oficina é somente vaidade.
Um abração.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?