Partilhar
quinta-feira, setembro 25, 2008

paisagem protegida

A Arriba Fóssil, sobranceira às chamadas Terras da Costa é o mais característico elemento natural da região da Caparica. Trata-se de uma formação geológica invulgar, constituída por rochas sedimentares, possuindo as mais antigas cerca de 15 milhões de anos, com belas formas provocadas pela erosão, variegadas tonalidades ocre e as ravinas abundantes - boqueirões - coroadas de vegetação luxuriante. É o testemunho presente de uma época em que a linha da costa se situava mais para o interior. Actualmente e devido à acumulação de grandes quantidades de areia junto à Arriba, o mar já não a atinge, sendo por isso designada por Fóssil. Para defesa deste património natural único foi legalmente constituída em 1984 a designada Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica.

A importância geológica da Arriba Fóssil é justificada pelo facto de ser constituída por uma sucessão de estratos de rochas sedimentares, das mais importantes da Europa Ocidental, caracterizados por um imenso conteúdo fossilífero.

Para além das características geológicas, muitos outros factores contribuem para que seja considerada um dos principais pólos de interesse natural da região. Possui locais muito favoráveis para a alimentação, reprodução e repouso de aves de rapina, de entre as quais se destacam a águia-de-asa-redonda, o peneireiro-comum, o mocho-galego e a coruja-do-mato. A variedade da fauna é completada com outros animais, desde o rato do campo ao coelho, da perdiz ao pintassilgo.

As matas da Arriba são um local privilegiado de passagem para as aves migratórias, sendo ainda de assinalar a presença de uma importante colónia de corvídeos, com relevo para as famílias de corvos comuns, caracteristicamente constituídas por três elementos. Pode-se igualmente observar e admirar na zona envolvente a Reserva Botânica da Mata Nacional dos Medos, também conhecida por Pinhal do Rei, o qual foi mandado semear pelo rei D. João V, com o objectivo de impedir a progressão das areias dunares para o interior.

No perímetro da Arriba Fóssil são visíveis os marcos com o símbolo da Casa de Palmela, ao longo da antiga estrada que o monarca utilizava nas suas deslocações de Lisboa para o Castelo de Palmela.

Neste importante espaço natural podemos encontrar, ainda, a Mata das Dunas da Costa de Caparica e Trafaria, na base da arriba, perfazendo com a Mata dos Medos, cerca de 600 ha. de área florestal que proporcionam bons momentos de repouso em contacto directo com a Natureza.

Etiquetas: ,


Comments:
Sou natural de Lisboa, mas durante cerca de duas décadas passei férias num parque de campismo da Costa de Caparica. Lá fiz amizade com uma jovem de 15 anos, de seu nome Maria Ana, que muitas vezes fui encontrar sentada no areal, de costas voltadas para o mar, extasiada com a beleza da arriba fóssil. Confesso que, apesar de também eu ser uma apreciadora e defensora da Natureza, foi ela quem me despertou para a beleza daquela paisagem
A vida dá muitas voltas e acabei por perder o rasto à Maria Ana, que espero seja hoje uma competente bióloga marinha, como tanto desejava. Pela minha parte, não há um só dia em que vá passear para esses lados que não me lembre da minha amiguinha e não fique tão maravilhada como ela com tamanha beleza natural!
 
Querida Greenie
Nem calcula a felicidade que sinto qundo os meus singelos textos fazem vir à lembrança de quem os lê coisas boas, tempos de felicidade.
É o caso... Também adoro a Arriba Fóssil da Costa de Caparica e muitas vezes passeio o meu olhar por toda a sua extensão.
Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?