Partilhar
domingo, outubro 19, 2008

marcha lilás feminino

Realizou-se neste fim-de-semana em Vigo, na Galiza, uma manifestação designada “Marcha Mundial das Mulheres” em defesa da igualdade de géneros, pela solidariedade e contra a violência sobre as mulheres.

Embora sejam tudo exigências para situações constitucionalmente defendidas, na verdade são parcamente respeitadas pelas instituições públicas e privadas e pelas próprias pessoas, na vivência real.

Foi uma marcha de largos milhares de mulheres, onde muitos homens também disseram “presente!”, a exigir às entidades oficiais o cumprimento da respectivas constituições e nos países onde tais direitos não são defendidos que o passem a ser.

Nas imagens divulgadas pela comunicação social sobressaía uma mancha de lilás colorida, de centenas de bandeiras e outros panejamentos e até mesmo das roupas envergadas pelos participantes. Muitas pessoas se terão interrogado da razão de ser da presença desta maravilhosa tonalidade de lilás.




Curiosamente...

Nas muitas pesquisas que se mantêm activas na Oficina das Ideias sobre as mais diversas temáticas encontrámos uma explicação no mínimo curiosa e que aqui partilhamos com os nossos leitores mais interessados nestes pequenos pormenores da vida em sociedade e da cultura das gentes.

A letra hebraica Tzade, letra-simples feminina de cor violeta (lilás?) representa simbolicamente uma âncora” (*)

Lilás a cor do feminino em toda a sua verdade e pujança e, igualmente, o simbolismo da âncora, as mulheres são as âncoras e a segurança da família, dos seres humanos, da própria sociedade, desde tempos imemoriais.





"A Marcha Mundial das Mulheres é um movimento mundial de acções feministas que reúne grupos de mulheres e organizações que atuam para eliminar as causas que originam a pobreza e a violência contra as mulheres. Nós lutamos contra todas as formas de desigualdade e de discriminação sofridas pelas mulheres. Nossos valores e nossas acções visam uma mudança política, económico e social. Os mesmos que se articulam ao redor da mundialização das solidariedades, a igualdade entre mulheres, entre mulheres e homens, e entre os povos, o respeito e a valorização de liderança das mulheres e o fortalecimento das alianças entre mulheres e com os outros movimentos sociais." in Marcha Mundial das Mulheres na Galiza


[*] Sintra Serra Sagrada Capital Espiritual da Europa, de Vítor Manuel Adrião, Editora DinaPress, pág. 91

Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?