Partilhar
sexta-feira, outubro 17, 2008

memorial da montanha da penha

Em plena Montanha da Penha, em Guimarães, a mais de 400 metros de altitude, ergue-se um Memorial a Gago Coutinho e Sacadura Cabral, esculpido num enorme maciço de granito. É a homenagem de diversas escolas e instituições a tão temerários navegadores aéreos.



A grande paixão de gago Coutinho pela navegação aérea leva-o, com todo o seu saber, à invenção de um sextante a utilizar um horizonte artificial de bolha, eficaz para a navegação aérea, onde o horizonte real não é visível. Em 1921 faz as comprovações praticas voando para a Madeira e em 1922, acompanhado por Sacadura Cabral como piloto, voa até ao Brasil, fazendo pela primeira vez a travessia aérea do Atlântico Sul.



Sacadura Cabral morreu prematuramente mas ainda me recordo de cruzar com Gago Coutinho no Chiado, em Lisboa.

Percorre o Chiado com passo lento mas firme. Figura de baixa estatura e magra veste elegantemente de escuro. Talvez se dirija simplesmente para a Brasileira do Chiado para tomar um café e para dois dedos de conversa. É esta a imagem que guardo na minha memória dos 12 ou 13 anos, decorreria o ano de 1956 ou 1957, quando frequentava a Escola Comercial Veiga Beirão, no Largo do Carmo, nas imediações do Chiado, na baixa lisboeta.

Um dia alguém me disse tratar-se de Gago Coutinho.

Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?