Partilhar
segunda-feira, novembro 17, 2008

o verão que se espraia pelo outono

O Verão insiste em permanecer nas terras da Caparica, mesmo depois do chamado Verão de S. Martinho, donde resulta dias luminosos de encantar, com o Sol a aquecer os corpos e a animar a passarada que por aqui voa alegremente, protegida da acção nefasta dos caçadores que os acossam lá pela zona das matas.

Ainda apetece preguiçar nas esplanadas cujos proprietários têm, assim, um complemento inesperado para os seus rendimentos da época alta e que tão necessários são para compensar a penúria da época invernosa que se avizinha. Os estrangeiros que resolveram prolongar a sua estadia nas terras do Sul sentem-se deveras compensados pelo seu atrevimento. Mais uma reserva de Sol que levam para os seus países de origem.

Os mais pequenos brincam alegremente nos jardins e nas zonas pedonais, livres do perigo do trânsito automóvel e do enchumaçado dos agasalhos de Inverno que ainda não se tornaram necessários atendendo às temperaturas amenas com que estamos a ser brindados.

Quem também vive intensamente a euforia deste Verão que se prolonga, que se estende com langor, Outono dentro rumo ao Inverno dos calendários, é a passarada, esvoaçando de galho em galho das árvores de folha perene, chilreando com vivacidade numa imensidão se sons que impregnam o ar como se de música de Mozart se tratasse.

Com estas condições climatéricas o que tarda é a chegada do “espírito de Natal”. Não o da tradição, recordo-me que o presépio e a árvore de Natal só eram instalados na casa de meus pais no primeiro fim-de-semana de Dezembro, mas o das grandes áreas comerciais que mal Novembro começou já trataram de instalar toda a luminária que apela ao consumo da época natalícia.

Falta a chuva, falta o frio para que as famílias se juntem à volta da lareira com muito pouca vontade de abandonar o remanso do lar. Quando tal acontecer as brincadeiras dos miúdos serão diferentes, os passarinhos procurarão proteger-se em zonas resguardadas, os cânticos serão outros, serão cânticos de Natal.

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?