Partilhar
segunda-feira, novembro 24, 2008

oficina das ideias diz presente

De segunda a sexta-feira, isto é, nos designados dias de semana, a Oficina das Ideias tem tido, nos últimos tempos, um número de visitas diária sempre acima das quatrocentas, perfazendo nesses dias mais de 2.000 acessos a este espaço da blogoesfera.

Por análises que temos vindo a fazer de forma algo sistemática poderemos afirmar que uma percentagem significativa tem por objectivo a procura de imagens ou de textos temáticos através de diferentes motores de busca.

Não admira pois que uma pesquisa no Google com a utilização de um substantivo, especialmente se ligado à cultura popular portuguesa ou ao nosso património real e imaterial, tenha como resultado diversas entradas em texto e em imagens que apontam para trabalhos da Oficina das Ideias, e contribuições do nosso amigo/irmão/gémeo “Olho de Lince”.

Por outro lado, são muitas as nossas imagens e até citações de texto que são utilizadas em diversos blogues um pouco por todo o Mundo, a maioria citando a origem, mas em muitos casos, lamentavelmente, não o fazendo, como seria eticamente correcto.

Acontece também sermos muitas vezes contactados via correio electrónico com pedidos de permissão para utilizar “coisas” nossas o que sempre tem resposta afirmativa, até porque com isso nos sentimos reconhecidos e honrados.

Ainda há muito pouco tempo recebemos um correio electrónico que dizia assim:

Ora viva! O meu nome é Sérgio Barroso e estou a preparar uma publicação sobre Jogos Tradicionais. A equipa que coordeno andava a pesquisar por jogos quando nos deparamos como o vosso site. Muitos parabéns pelos conteúdos e pela bela galeria das riquezas do nosso país! Gostamos particularmente das fotos Desgarrada, que vamos enquadrar na nossa publicação. Gostaríamos de perguntar se seria possível usarmos a foto que ali se encontra de Ponte de Lima, peso eu, na nossa publicação. Se o achar possível, e se tiver ainda consigo o registo de melhor qualidade, será que nos podia enviar essa foto por mail? Aguardamos a sua (esperamos positiva) decisão. Muito obrigado. Sérgio

A única contrapartida que solicitamos é que, sempre que possível, nos envia um exemplar da respectiva publicação.

Etiquetas:


Comments:
O que o Victor aqui diz não constitui para mim qualquer surpresa.

Este é um blogue de aprendizagem que serve simultaneamente para espraiar a vista e o sentimento.

Um abraço
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?