Partilhar
quarta-feira, dezembro 31, 2008

5, 4, 3, 2, 1, 1... viva 2009

O último minuto do ano de 2008, aquele minuto cujo final festivamente se atinge numa contagem decrescente, normalmente a partir do 10, demorou mais a passar este ano. O último minuto de 2008 teve precisamente 61 (sessenta e um) segundos.

Este facto deveu-se á necessidade de corrigir uma pequena anomalia, devida ao abrandamento da velocidade de rotação do planeta Terra, introduzindo o designado “segundo intercalar”, acertando, dessa forma, os relógios atómicos com o tempo astronómico.

Os “segundos intercalares” são utilizados para manter sintonizado o Tempo Universal Coordenado (UTC) com os registos variáveis das escalas astronómicas, Tempo Médio de Greenwich (TMG) e Horário Universal (UTI), estando, contudo, em cima da mesa uma proposta da União Internacional das Telecomunicações (UTI), que engloba a maioria das administrações de telecomunicações de todo o Mundo (191), para que esse “segundos intercalares” sejam substituídos pelo acréscimo de uma hora a cada 600 anos.

Esta medida tem profundos efeitos políticos e de hegemonia do “controlo” do tempo que actualmente se baseia e refere à hora do Meridiano de Greenwich (Inglaterra) e que com a alteração proposta pela UIT, que aliás tem sede em Paris, deslocaria para a cidade-luz durante algumas centenas de anos o meridiano de referência.

Na noite de fim-de-ano vamos poder assistir a mais uma das curiosidades que a Natureza, a ciência e o tempo que passa nos reservam. Como escreve Fernando Correia de Oliveira a sequência do tempo vai ser:

31 de Dezembro de 2008, 23 horas, 59 minutos, 58 segundos
31 de Dezembro de 2008, 23 horas, 59 minutos, 59 segundos
31 de Dezembro de 2008, 23 horas, 59 minutos, 60 segundos
1 de Janeiro de 2009, 00 horas, 00 minutos, 00 segundos

E acrescenta

A esmagadora maioria dos relógios digitais não está preparada para mostrar "23h59m60s", passando imediatamente dos 59s para os 00s. Neles, o acerto terá que ser feito manualmente. Mas há pelo menos um relógio que poderá seguir comodamente, em casa, e que lhe dará a possibilidade de "ver" esse segundo extra, enquanto tocam as doze badaladas e você tenta não se enganar na escolha dos desejos e na deglutição das tradicionais passas.

Falamos do relógio que se encontra no site do Observatório Astronómico de Lisboa, a entidade que em Portugal superintende no Tempo e na Hora Legal. Assim, se na Passagem do Ano, tiver o computador ligado a
http://www.oal.ul.pt/ terá oportunidade de ver o segundo intercalar e começar 2009 no passo certo.

Termino com uma observação que é, igualmente, uma curiosidade que espero ver satisfeita: “Como se comportará o “célebre” relógio do British Bar de que já temos falado na Oficina das Ideias, ou os maravilhosos relógios “Inverso”, obras de alta relojoaria do Museu do Relógio, de Serpa?



Saber mais:
El Mundo
20 Minutos
Saber Curioso
Observatório dos Relógios Históricos, de Fernando Correia de Oliveira

Etiquetas: , ,


Comments:
Bom segundo e todos os que se seguem!
:)))
 
Um novo ano que se aproxima.
Analógica ou digitalmente, deixo aqui ficar os votos de um muito bom 2009.

Um abraço
 
Querida MdSol
Para ti também... e que em cada segundo nos vamos encontrando com amizade.
Um beijinho.
 
Amigo Observador
Retribuo com muita amizade os desejos de Bom Ano. Que seja mesmo cheio de venturas. Faremos a nossa parte para que assim seja.
Um abraço.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?