Partilhar
quinta-feira, dezembro 04, 2008

captcha

Com 65 meses de presença na blogoesfera a completarem-se amanhã muitas têm sido as situações em que o apelo à segurança informática se impõe para defesa da qualidade e do reconhecimento dessa presença. Nunca nos passou pela cabeça, contudo, criar qualquer sistema que criasse dificuldades à livre expressão de quem nos dá a honra de visitar a Oficina das Ideias.

Estou a referir-me, como se apercebem pelas minhas palavras, à possibilidade que é facultada a todos os visitantes de poderem comentar o conteúdo dos diversos posts. Comentários, que é importante salientar, muito têm contribuído para o enriquecimento do nosso saber e das partilhas que neste espaço fazemos.

Acontece que aparecem, por vezes, comentários que pelo seu conteúdo e natureza, têm objectivos de veicular uma mensagem, muitas vezes publicitárias, mais do que comentar propriamente o conteúdo do post comentado. Tem origem, não numa pessoa individualmente considerada, antes num “robot” informático que indiscriminadamente lança esses comentários/publicidade.

Para garantir que é um ser humano a fazer o certo comentário ou outro tipo de mensagem ou subscrição ou registo num determinado sítio informático foi criado um sistema de segurança, designado CAPTCHA e que todos nós, aqui ou ali, já encontrámos.



Trata-se de um conjunto de letras, ou letras e dígitos, que somos obrigados a digitar antes de avançar. A matriz apresenta-se-nos com formato distorcido, na certeza de que um “robot” não consegue descodificar de que letras se trata. Somente o cérebro humano o conseguirá fazer, sendo dessa forma garantido ao computador que somos um ser humano.

Este sistema foi inventado e desenvolvido por uma equipa de projecto da Universidade de Carnegie Mellon e fundamenta-se no facto de os computadores não terem a capacidade de lerem aqueles conjuntos de letras retorcidas. Os seres humanos, sim.

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?