Partilhar
quinta-feira, dezembro 11, 2008

o olhar único de um lobo

A existência do maior carnívoro de Portugal - o lobo, encontra-se ameaçada por sucessivas acções de predação da responsabilidade dos seres humanos, quer provocando directamente a sua morte, quer destruindo o seu “habitat” e dos seus meios de sobrevivência. A perseguição desenfreada conduzida pelo homem associa-se à ausência de presas silvestres e à destruição e à fragmentação dos seus locais de vivência.

Actualmente a população lupina ibérica encontra-se fragmentada em três núcleos: um no Noroeste da Península Ibérica (Portugal e Espanha); outro na região Sul do rio Douro (Portugal); e uma terceira na Serra Morena (Espanha).

A população de lobos ibéricos é reduzida, tendo o núcleo a Sul do rio Douro cerca de 6 a 8 alcateias, com uma média de 2 a 3 indivíduos por cada agrupamento familiar. É nestas situações da reduzida dimensão e de isolamento que a acção do Centro de Recuperação do Lobo Ibérico se torna determinante.

O Centro de Recuperação do Lobo Ibérico encontra-se instalado em óptimas condições para os lobos e para os visitantes, em terrenos situados no Município da Malveira, onde um grupo de voluntários dá a sua preciosa contribuição. As pessoas ou instituições podem (e devem) contribuir para os elevados encargos financeiros desta iniciativa, para o que existe um esquema de “apadrinhamento” dos lobos.

Para saber mais sobre o C.R.L.I. consultar: Grupo Lobo

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?