Partilhar
sexta-feira, dezembro 26, 2008

pelos trilhos da mata dos medos

Segue pelo trilho de areia, bordejado de pinheiros mansos que mais não têm do que dez anos, já plantados depois do grande fogo e caminha na direcção do poente, com o azul do amplo mar a servir de rumo e orientação. À tua esquerda empoleirado num tronco estará um pequeno pássaro a chilrear, dos muitos que andam a esvoaçar de árvore em árvore.

Quando estiveres na beira da arriba, com o casario da Fonte da Telha a teus pés, olha para a tua direita, para Norte. Terás, então, lá bem longe, a ampla visão da Serra de Sintra, envolta no seu mistério e romantismo, para muitos é o Monte da Lua. Verás também toda a costa Norte e o mar a namorar o Tejo, namoro de milhares de anos.

Daí mesmo, sem arredares pé, quando olhares para Sul, verás o longo promontório que conduz até ao Cabo Espichel, o Barbárico Promontório no dizer dos antigos, onde um farol de luz intermitente continua incansável a orientar os navegantes de um mar belo mas perigoso, o mais perigoso de toda a costa portuguesa. Nossa Senhora do Cabo cuida dos homens do mar.

Neste emaranhado de trilhos de areia que desenham na Mata uma densa rede de comunicações prevalece a visão da cor verde, agora que a invernia já se aproxima da sala de entrada do tempo que passa. Mas tenho para ti uma surpresa bem guardada. Olha agora nesse virar de caminho frondoso arbusto coberto de pequenas bolas vermelhas.

Outro arbusto coloriu a suas bagas de um branco leitoso e algo translúcido. A sua doçura é muito apreciada pelas abelhas que produzem um mel de sabor único nas colmeias da Mata. Cuida para que te não mordam, pois andam no seu trabalho e não querem ser interrompidas. Mas não deixes de apreciar a beleza destas bagas.

Quando regressares à tua origem recordarás sempre este mar profundo numa mescla de azul e verde inconfundível e também o azul, muito azul dos céus da Praia do Sol. O verde da Mata na sua abertura sinfónica do Inverno. Mas também os pescadores que diariamente enfrentam o mar com as suas artes de pesca, cujo labor podes observar dede o topo da arriba.

E volta...

Etiquetas: ,


Comments:
Pra ti os meus votos de um Ano cheio de alegrias e amor. O resto vem por acréscimo!

Beijos e Feliz 2009
 
Querida Menina do Rio
Retribuo com muito carinho os teus desejos.
Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?