Partilhar
sexta-feira, janeiro 16, 2009

mil olhos

Falar do poeta chileno Pablo Neruda na Oficina das Ideias é quase um imperativo inspirador de todo um trabalho que desejamos realizar mas que fica sempre aquém da dimensão imensa de um poeta que une terras e mares, povos e sentires.

Na linha nascente/poente do magnífico jardim do Convento dos Capuchos foi erigido um memorial ao poeta da luta e do amor. “Mil Olhos” foi designado. Aqui registo e partilho a respectiva memória descritiva.

O memorial é constituído por dois elementos verticais, paralelos e separados, simbolizando um livro aberto, através do qual se pode admirar o mar, esse elemento que tanto inspirou o poeta e que aqui se apresenta em tons de azul únicos.

Suspensos entre as duas folhas do livro estão centenas de olhos, “mil olhos”, que fitam o observador, numa clara alusão à importância que as gentes tem na obra de Pablo Neruda. Dalguns dos “olhos” escorrem lágrimas, representadas escultoricamente por correntes.

O escultor José Aurélio. Autor desta obra comenta: “A inspiração do mar, que se avista entre as colunas da escultura, a ternura dos olhos que fitam o observador, a permanência das lágrimas que caiem destes e de outros olhos, porque alguns dos problemas contra os quais lutou Neruda ainda persistem, são muitas as mensagens que nos ligam ao poeta chileno”.

Do lado esquerdo do monumento destaca-se uma peça de cobre com a cara do Nobel da Literatura de 1971. No lado direito do memorial lê-se uma frase construída a partir de enxertos de Pablo Neruda: “Quem fui? O que somos? Não há respostas. Passámos, não fomos. Éramos. Outros pés, outras mãos, outros olhos. Mas aprendi muito mais com a maré das vidas, com a ternura vista em milhares de olhos que me viam ao mesmo tempo”.

Mil olhos!

Etiquetas: , ,


Comments:
:))
 
E com mil olhos eu vejo este simpático comentador !!!!
 
Ele era extremamente sensível!
 
Querida MdSol
Um sorriso é uma carícia.
Um beijinho.
 
Querida Lilás
É simpatico o comentador por a comentada merecer isso e muito mais.
Beijinhos.
 
Amigo MFC
Sou um apreciador da poesia de Neruda... e da sua capacidade de lutar contra as injustiças.
Um abraço.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?