Partilhar
segunda-feira, janeiro 26, 2009

novo ano lunar do touro

Hoje é dia de Lua Nova. A primeira lua nova do ano de 2009. Na cultura chinesa e em geral na cultura dos povos orientais é hoje o Dia de Ano Novo Lunar. É o dia da Festa da Primavera, antes da data que é assinalada no calendário ocidental, calendário gregoriano. É o dia em que tradicionalmente, desde a revolução proletária chinesa de 1927, os lideres chineses estão junto do seu povo, festejando mas também com eles sofrendo as dificuldades dos tempos presentes.

Segundo o Calendário Lunar Chinês tem hoje início o Ano Lunar do Touro (que muitos também designam por Ano Lunar do Búfalo).



Cada novo ano chinês está relacionado com um diferente animal, numa alusão clara à mitologia oriental que evoca a chamada feita por Buda aos animais para uma reunião, a que somente terão respondido doze, tendo Buda decidido como agradecimento transformá-los em símbolos dos signos da astrologia chinesa.

O calendário chinês é lunissolar, isto é baseia-se nas lunações, embora seja periodicamente corrigido para manter a sincronia com o tempo solar. Cada ano é composto por doze lunações, ciclos completos de Lua Nova a Lua Nova, num total de 354 dias. A sincronia com o tempo solar, correspondente a 365,25 dias, é conseguida sendo acrescentados noventa dias ao calendário em cada oito anos.

Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?