Partilhar
sexta-feira, janeiro 09, 2009

o salvador e o tarzan

Entrei naquele pequeno espaço comercial situado no mercado de Costa de Caparica, papelaria, tabacaria, quiosque, com o querer de desejar “Festas Felizes” ao seu proprietário, o meu amigo Salvador.

Salvador, Salvador Martins, é natural da Costa onde foi criado no embalo suave das ondas do mar da Caparica, viveu e cresceu entre a faina do mar e a tradicional lavoura das Terras da Costa. Foi registando na sua memória privilegiada acontecimentos e vivências que mais tarde transcreveu para o papel, tendo já publicadas as obras “Lanços no Mar que Arde” e “Caparica doutros Tempos”.

Naquele pequeno espaço, onde se respira cultura e se sente no ar o grande amor à Costa encontrava-se também outro “enorme” caparicano, hoje já falecido. “Tarzan” de alcunha que já faz parte do nome.

Pela vida fora até ao final dos seus dias, mais de trinta anos a cuidar dos mais pequenos e dos maiores também, o “Tarzan”, alcunha do banheiro António Ribeiro, foi um verdadeiro gigante, tendo salvo mais de duzentas vidas e orgulhava-se, cheio de razão, de nunca ter deixado ninguém morrer afogado.

Com 85 anos o “Tarzan” já não ia a banhos mas havia sido convidado para consultor dos banheiros, pois conhecia o mar da Costa como ninguém, quer o mar seja um “mar de senhoras” quer esteja embravecido com os erros dos seres humanos.

A saudação foi feita, tendo tido, assim, a felicidade de o fazer a dois gigantes do saber regional de Costa de Caparica.

O “Tarzan” poeta repentista que é não resistiu a “atirar-me” quando lhe disse que os anos pareciam por ele não passar:

Esse teu cante, desvelos
Com que me vens aqui mimar
São os teus brancos cabelos
Que lembram a espuma do mar


Que alegria que profundo sentir natalino, a AMIZADE. Que memórias belas nos deixou o Tarzan.

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?