Partilhar
sábado, janeiro 03, 2009

por onde andamos

Temos sempre curiosidade em saber as referências que terceiros fazem às publicações na Oficina, de elogio ou criticando aspectos menos bons, de saber as nossas imagens que são seleccionadas para ilustrar textos alheios, umas vezes referindo a origem outras não. É a curiosidade própria de quem se “expõe” neste espaço aberto, prosseguindo o objectivo de que pelo menos mereçamos uma leitura.

Para este efeito, utilizamos algumas ferramentas informáticas de busca e algumas palavras que pensamos poderem levar-nos ao que pretendemos. Foi o que aconteceu na noite de 31 de Dezembro para 1 de Janeiro, enquanto fazíamos horas para o “tchim tchim” de Bom Ano Novo.

Fomos surpreendidos, agradavelmente surpreendidos, ao chegarmos a um espaço brasileiro “CyberArtes”, da autoria de Ronaldo Carneiro Leão, caminhante bisbilhotador de blogs e de Rê Rodrigues, assistente de bisbilhotador de blogs caminhando pouco.

CyberArtes é um site dedicado às artes plásticas. Em seu conteúdo, actualizado sempre às sextas-feiras, você encontrará sempre: Aprenda Mais, que com temas interessantes e variados, onde você o conhecimento surge sempre de forma simples e descontraída; Artista da Semana, uma personagem do mundo artístico, conhecida ou não, mas sempre com talento e uma história para contar; Dicas, com preciosas informações para quem quer obter resultados cada vez melhores; e, por fim, Curiosidades.

Foi o Curiosidades n.º 300 que nos trouxe a surpresa e que a seguir reconhecidamente transcrevemos, muito embora consideremos que o Ronaldo e o Rê foram demasiado benevolentes para com a Oficina das Ideias.

Fotos de Victor Reis
Encontrei o blog de Victor Reis por acaso. Uma daquelas pesquisas que você faz pelos buscadores e tropeça no que não estava procurando. Estava buscando pelo Google, imagens voltadas para a cor azul e vi uma foto no blog do Victor Reis. Achei interessante e cliquei. Surpresa super agradável. O blog é inteligente, bonito e tem fotos fantásticas, do próprio Victor, que se confessa com um ombro mais baixo do que o outro de andar sempre com uma máquina fotográfica pendurada. Seleccionei algumas que estou apresentando aqui.

Gaivotas e mexilhões – diferentes formas de voar (fotos)
São fotos simples, que podem ser feitas com qualquer câmera de boa qualidade e sem equipamento especial. O diferencial é o ângulo escolhido, o momento capturado, o contexto de tudo, incluindo aí o cuidado da moldura e todos os detalhes. O Victor Reis é cuidadoso com o que faz e isso se aplica tanto as imagens como aos textos que publica. E tem talento. Muito.

Para a maior parte das pessoas, apenas pedaços de pano – olhos de artista (fotos)
Victor vive em Portugal e superou a marca dos 60 anos, idade que lhe da a tranquilidade de saber mais do que meia dúzia de coisas e ainda não lhe roubou o prazer da caminhada, do novo conhecimento e da curtição da vida. Pelo que escreve e pelo que fotografa, deve ser uma pessoa boa de se conhecer e convidar para um café no final da tarde, dependendo da época do ano, aqui no Brasil ou em Portugal. Victor Reis é de Charneca de Caparica e isso fica perto de Lisboa, mais ao sul, eu acho mas não sei bem. Depois vou no mapa conferir. De qualquer forma, aos padrões brasileiros, cem ou duzentos quilómetros é igual a quase nada. Já fiz a pé, três vezes, pela praia e pela estrada, o trajecto João Pessoa a Recife e isso da mais de 100 quilómetros. Uma boa caminhada.

Fascínio pelo mar – a gloriosa costa de Portugal (fotos)

Tentei entrar em contacto para uma autorização das fotos mas não consegui. Como não havia qualquer tentativa de protecção, aqui estão algumas delas e a recomendação para uma visita no blog. Mas seria bom conhecer o Victor Reis. Como CyberArtes é muito lido em Portugal, talvez alguém o conheça e possa fazer um link.

Victor Reis Charneca de Caparica – Almada – Portugal

Etiquetas:


Comments:
Claro que o Victor tem fotos interessantíssimas e que geram a "cobiça" (no bom sentido, claro)de outros bloggers. E você merece que sejam usadas e referenciadas, pela qualidade.
 
É um elogio muito merecido.
Astuas fotos (E os textos) são óptimos.
Parabéns redobrados.
 
"deve ser uma pessoa boa de se conhecer e convidar para um café no final da tarde" concordo plenamente! e a propósito,quando tomamos o próximo café?o convite está no ar...
bjs
 
:))
 
Caro Amigo
Como costumo dizer os elogios às fotografias vão para o meu amigo/irmão/gémeo “Olho de Lince” que anda nisto das imagens desde os 12 anos. Claro que gostamos que as utilizem e referenciem. É um reconhecimento que nos incentiva a ir cada vez mais além.
Um abraço.
 
Amigo MFC
Ainda bem que agradamos a quem gosta de estar connosco. Obrigado.
Um abraço
 
Minha Querida Lila
O próximo café vai ser já, já, já... E se o Rê e o Ronaldo soubessem onde o vamos tomar viriam já de avião para nos fazerem companhia. O café terá o verdadeiro sabor a café e o odor será das flores de jacarandá...
Beijinhos.
 
Querida MdSol
Um sorriso paga-se com outro sorriso.
Sorrio-te e envio-te um beijinho.
 
Amigo Ery
És sempre bem vindo a este espaço que também é teu. Traz também a querida Bailarina que faz tanto tempo nada dela sei.
Um Ano Novo bonito para ti.
Um abraço.
 
Querido,

Sempre gentil comigo! Agradeço o carinho, viu?

Que 2009 seja para ti um ano de repleto de inspiração!

Beijinhosssssss
 
Querida Claudinha
Tu mereces todos os carinhos. Também para ti um óptimo ano de 2009.
Beijinho.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?