Partilhar
quarta-feira, janeiro 21, 2009

um manjar dos deuses

É agora a época ideal para degustarem o...


Queijo de Azeitão

O fabrico do Queijo de Azeitão implantou-se na região nos anos 30 do século XIX, sob influência de um proprietário de Azeitão com raízes na região da Serra da Estrela. Segundo consta, por essa época, Gaspar Henriques de Paiva, um lavrador da Beira Baixa, terá mandado vir da sua terra natal um pastor acompanhado por um rebanho de ovelhas. Inicialmente, semelhante àquele queijo da Beira, o Queijo de Azeitão foi reduzindo gradualmente as suas dimensões, até chegar, já neste século, aos actuais 100 a 250 gramas.

O Queijo de Azeitão deve muito da sua singularidade às características dos solos da região e ao clima da Serra da Arrábida, factores de influência decisiva nas pastagens e, obviamente, no leite fornecido pelos rebanhos. A flor de cardo com que é feita a coalhada, nas queijarias tradicionais, e que só se encontra na região, marca igualmente este queijo de sabor distinto.



O Queijo de Azeitão apresenta pasta semi-mole amanteigada com poucos olhos, possui uma crosta maleável, inteira e lisa, amarelada ou avermelhada, ligeiramente mais espessa que o seu homólogo serrano. A sua área de produção abrange os concelhos de Palmela, Sesimbra e Setúbal e o controlo e a certificação são feitos pela Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida. É frequentemente servido como aperitivo, pois alguns dos compostos do cardo utilizado na sua confecção contribuem para estimular o apetite.

Também pode ser servido no final da refeição, tendo sempre o cuidado de o saborear depois do último prato de substância e antes da sobremesa. A melhor época para o Queijo de Azeitão é a que vai do Natal ao Carnaval, devido ao frio e à humidade que se faz sentir nessa época do ano e com as quais o queijo adquire as melhores condições de cura, ficando com o sabor mais apurado.

Etiquetas: , ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?