Partilhar
segunda-feira, fevereiro 23, 2009

almada no topo da europa

Foi atribuído hoje o “Prémio da Semana Europeia da Mobilidade” referente ao ano de 2008 numa iniciativa da Comissão Europeia para distinguir a cidade da Europa que no referido ano melhor tenha interpretado e posto em prática os objectivos de uma cada vez melhor mobilidade urbana.

Esta iniciativa teve a adesão de várias centenas de cidades europeias que entre os dias 16 e 22 de Setembro de 2008 participaram na iniciativa “Semana Europeia da Mobilidade” das quais 66 se candidataram ao prémio, tendo sido escolhidas numa primeira selecção as 10 consideradas com intervenções mais interessantes.

Numa fase seguinte da apreciação foram nomeadas três cidade finalistas, entre as quais a cidade de Almada, sede do Concelho onde a Oficina das Ideias tem as suas instalações. As outras duas foram Zagreb, capital da Croácia e Budapeste, capital da Hungria, urbe que como muitas vezes aqui temos referidos é a cidade europeia da nossa paixão.

Foi esta última cidade a contemplada com a distinção máxima do “Prémio da Semana Europeia da Mobilidade” com o qual muito nos congratulamos e aqui deixamos uma saudação especial ao nosso amigo James Stuart, residente em Budapeste, e que tem o blogue Szerinting.

Nas palavras do comissário europeu do Ambiente que entregou o prémio ao representante da cidade de Budapeste, esta vitória foi conseguida “contra a concorrência muito forte de Almada e de Zagreb”.

A Oficina das Ideias sente-se orgulhosa pela nomeação obtida pela cidade de Almada, que ficou classificada em segundo lugar, com muita dignidade entre 66 cidades europeias participantes e teve oportunidade quase em cima da hora de felicitar via telefono o vereador da Câmara Municipal de Almada Rui Jorge, amigo de longa data, que se deslocou a Bruxelas para receber a distinção correspondente ao segundo lugar do “Prémio da Semana Europeia da Mobilidade”.

Etiquetas: , ,


Comments:
Parabéns a Almada
:))
 
Caro amigo Victor,

Seria esperada uma referência a essa nomeação aqui no Szerinting, se este blogue fosse sobre actualidades ou noticioso, que de facto não é. Certa vez fiz "notícia" de um acontecimento "Semana de Portugal" em Budapeste, e recebi um ou outro comentário depreciativo pelo modo como descrevi a organização dos eventos e cerimónias (por parte dos responsáveis e mentores da coisa). Moral da história: O Szerinting é (desde esse dia)inadequado "veículo" gratuito e gracioso para transmitir as notícias conforme se entendem ser convenientes, por tal nem o Szerinting publica notícias, nem alguém publica o que quer que seja sobre Portugal a menos que os responsáveis pelo "investimento e comércio externo" se dignem a pagar para que publiquem a quem aceite o pago (jornais, revistas, sites).
Neste caso, trata-se de um acontecimento em que a "notícia" não é sobre assuntos de Portugal na Hungria, mas uma disputa de preferencias entre duas cidades, uma húngara e outra portuguesa. Budapest ganhou a nomeação porque é uma capital. Se por qualquer razão nao fosse Budapeste, seria Zagreb e nunca Almada, por razões que nada têm que ver com o efectivo esforço local, que bem acredito ter sido de maior empenho e dedicação por parte dos Almadenses.
Hoje por coincidência soube disto através do Pnet notícias (de Portugal), não dei conta de que aparecesse com destaque nas televisões locais.
Agradeço a sua visita, caro amigo.
 
Entretanto caro amigo, já que apareci no seu blogue para responder à sua amável referência, aproveito para "dar uma volta" na "Oficina das idéias" ler e aprender, coisa que muito aprecio e tenho garantido neste lugar.
Muito obrigado e desejo-lhe saúde.
Aqui em Budapeste tem nevado bastante, com temperaturas a rondar os 0º e -1ºC Graus (isto é óbvio, caso contrário não nevaria) durante o dia, mas aos -5ºC a -7ºC durante a noite.
Mobilidade é muita, mas com pouca vontade por causa dos ossos!
(espero que tenha entendido o meu comentário anterior, não somente as razoes do formato escolhido para o Szerinting, mais virado para a história e Geografia do que para a notícia e actualidade, principalmente quando os acontecimentos do presente são relativos, refiro-me a não noticiar as ´"vitórias" em concursos que estão detrminadas à partida ou cujos resultados dependem de pretéritos específicos externos às regras do próprio "jogo").
 
Querida MdSol
Almada agradece, por certo, e deseja continuar a ser cada vez melhor.
Beijinhos.
 
Estão de parabéns, Almada,os almadenses e Portugal.

Bem-hajas, Victor!

Beijinhos
 
Amigo James Stuart
Compreendo perfeitamente a sua posição e o cumprimento do "estatuto editorial" do seu blogue.
Aliás, continuo a visitá-lo com o interesse de sempre pelo muito que sempre me enriqueço sobre um País, que sem qualquer razão concrecta, me deixei apaixonar.
Aliás Budapeste é, posso afirmá-lo, das cidades que conheço a minha preferida.
Um grande abraço de amizade.
 
Querida Isabel
Obrigado pelo teu sublinhado cheinho de razão. Pelo amor à minha terra de adopção sinto-me muito grato.
Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?