Partilhar
quarta-feira, fevereiro 25, 2009

as andorinhas de valle do rosal

Fim de tarde calmo quase primaveril as 18 horas ainda não haviam chegado. O céu vespertino apresentava algumas nuvens, mas predominava o azul, havia soalhado forte desde o meio-dia. Em Valle do Rosal os jasmineiros que começaram a florir e que anunciam a Primavera por perto já há dias que festejavam a próxima chegada das andorinhas. E elas não lograram os desejos de todos nós.

O azul do céu foi cortado por um voo diferente dos habituais nesta altura do ano. Uma andorinha executava um voo rectilíneo, voo de chegada pois os voos de estada são circulares e planando nas isobáricas.

Ainda estão longe os odores das rosas e dos jasmineiros, as primeiras já mostram pequenos botões mas os jasmineiros ainda são um fundo verde de folhas, com uma ou outra florinha branca a despontar, que normalmente festejam a chegada das primeiras andorinhas a Valle do Rosal.

Esta primeira andorinha a chegar, sem dúvida uma atleta de fundo, é a indicação que as suas companheiras de viagem não tardarão. Daqui a pouco regressarão todas as que já cá estiveram e que resistiram à longa caminhada. Algumas terão perecido perante os escolhos de uma longa viagem, as intempéries, os predadores, a malvadez do ser humano. Contudo, a maioria regressará ao seu local de nascimento ou aos ninhos em que foram progenitores no ano anterior.

É temporã esta chegada, resultado sem dúvida do sol que tardou em chegar mas que já brilha nestas terras de camponeses e pescadores, mas são assim desígnios da mãe Natureza que hoje me deu esta imensa alegria. A partir de agora será a animação dos seus voos e a musicalidade dos seus piares, a labuta para a recuperação dos ninhos e para a construção de novos que irão albergar a família aumentada.

Recordamos aqui o registo da Oficina das Ideias no que se refere à chegada da primeira andorinha do ano a terras de Valle do Rosal:

Em 2004, a 16 de Fevereiro
Em 2005, a 10 de Março
Em 2006, a 12 de Fevereiro
Em 2007, a 13 de Fevereiro
Em 2008, a 13 de Janeiro

Salvo o ano de 2005 em que a sua chegada tardia muitas preocupações trouxe às pessoas que tanto gostam de apreciar a beleza dos seus voos e o empenho do seu labor na reconstrução dos ninhos, e em 2007 que foi temporã essa chegada, o primeiro avistamento tem tido lugar por volta da segunda semana de Fevereiro.

Bem vindas belas andorinhas a Valle do Rosal!!

Etiquetas: ,


Comments:
Também as aguardo por cá.O amanhecer torna-se ainda mais belo e abre-se-me uma nova janela na alma. É a Primavera a chegar. Os campos algarvios já estão cobertos de mimosas.

Beijinhos
 
Eu estive no meio do mês na minha casa do alentejo e já havia andorinhas no "meu" ninho.
 
Querida Isabel
Há sempre uma andorinha, será todos os anos a mesma? que é a primeira a chegar por cá. Os campos algarvios deverão estar maravilhosos... adoro as mimosas.
Beijinhos.
 
Amigo Alves Fernandes
O Alentejo é terra maravilhosa. De tal forma que as próprias andorinhas, muitas delas pelo menos, já se estabeleceram permanentemente em terras do sul.Castro Verde é um exemplo.
Um abraço.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?