Partilhar
terça-feira, março 31, 2009

a carícia de um livro

Muito se tem debatido na blogoesfera e noutros locais onde a palavra e os conceitos são importantes das vantagens e desvantagens entre os livros tradicionais e aqueles que se nos são apresentados sob a forma electrónica, de um modo geral referidos como “e-books”, da anglosaxónica origem.

Tenho a minha opinião há muito formada, de tantos anos passados nos caminhos das tecnologias emergentes, onde uma das derradeiras lutas que travei enquanto consultor de sistemas de informação foi num projecto que á época pomposamente designei como “zero papel” que, obviamente, nunca atingiu o seu zénite.

O que escrevi nos parágrafos anteriores vem mesmo a despropósito do que quero dizer a seguir, mas quantas vezes não andamos a desenhar elipses e parabólicas porque nos falta o verbo para com claraza expressarmos o que profundamente sentimos?

Bom. Um livro é um livro. Embora a capa seja de um modo geral lustrosa, tantas vezes com imagens que nos maravilham, o texto vem impresso em papel de contextura mais ou menos porosa que permite conter muito mais do que palavras e frases. Absorve também o sentir de quem o escreve, a “alma” de quem nele segura e o olhar de quem o lê.

Num recente lançamento de um livro, momentos antes de a função ter início, conversei demoradamente com a autora que trazia consigo um exemplar do livro que em breve eu iria adquirir. Segurava-o com ambas as mãos, por certo numa carícia ao fruto da sua inspiração, apertava-o junto aos seios, desfolhava-o, acariciava-o de novo.

Eu estava embevecido com a forma como a autora acarinhava o seu livro. Perdi-me nos meus pensamentos, sonhei caminhos que sentia já ter cruzado, mares que sabia ter navegado. De súbito sou desperto com a autora a dizer-me:
_Fica com este livro para ti...

Não existe nenhum “e-book” no universo que contenha tanta riqueza como este singelo livro que agora tenho aqui junto a mim e que me parece acariciar com o olhar da autora.

Etiquetas: ,


Comments:
Eu sei que é polémico mas cá vai:

Importante é LER (óbvio, que onde e como tem a sua relevância)

PS - E eu até sou das que leio com lápis na mão, preciso do suporte livro...particularidades da minha geração, acho
 
Só te digo um beijo.

Fica com ele para ti.
E cola-o no livro que é teu.
 
Querida MagyMay
Também gosto de "sentir" o livro. E este muito em especial.
Beijinhos.
 
Querida Gasolina
Assim o farei.
Sempre que abro o livro ela acaricia-me com o olhar. A partir de agora também me beijará.
Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?