Partilhar
domingo, março 29, 2009

a noite chega mais tarde

Estas coisas da manipulação do tempo que passa tem muito que se lhe diga, daí que muitos de nós defendamos que se deveria viver com base no tempo solar marcado pelo movimento aparente desse grande fornecedor de energia, fundamental para a vida de todos nós. Bem calibrado e naturalmente eficaz deixar-nos-ia tranquilos nesta azáfama bianual de alterar o ritmo dos contadores de tempo.

Os relógios em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira serão hoje, dia 29 de Março, adiantados de 60 minutos à 1 hora do Tempo Legal (1 hora UTC). Na Região Autónoma dos Açores serão adiantados de 60 minutos às 0 horas do Tempo Legal (1 hora UTC).

A hora legal pode ser calibrada em HORA LEGAL.

No dia 25 de Outubro deste ano a hora voltará a coincidir com o Tempo Legal.

É evidente que o Tempo Legal não coincide com a Hora Solar Aparente, muito embora tivesse sido esta última que orientou os nossos antepassados na sua vivência diária, marcando o tempo e o ritmo das diversas actividades.

O Horário Solar Aparente baseia-se na premissa de que é meio-dia quando o Sol alcança o ponto mais alto no céu, no decurso do seu movimento aparente, isto é, quando cruza o meridiano do lugar, pelo que varia em relação ao lugar geográfico em que nos encontremos a cada momento.

Uma das formas expeditas de determinar a Hora Solar Aparente é aquela que recorre à utilização de um Relógio Solar.

A adopção de uma referência horária global foi decidida pela primeira vez em 1884, na Convenção de Washington, a que Portugal aderiu em Maio de 1911. Só então foi abandonado o uso da hora solar média do meridiano de Lisboa, que estava 36m44,68s atrasado em relação ao Tempo Médio de Greenwich (TMG), ou Tempo Universal (TU), que a convenção consagrou.

Quanto à Hora de Verão, Portugal adoptou-a em 1917, seguindo o exemplo de outros países europeus, e manteve-a sempre desde então com alterações diversas.

É assim que aqui no meu sótão tudo está preparado para registarmos, um ano mais, o tempo ausente de uma hora, visto ser impossível observar e registar o tempo que medeia entre a 1 hora e a 1 hora 59 minutos e 59 segundos. De tal forma é tempo que não existe que já realizámos experiências que nos levam à conclusão de ser impossível postar com esses registos de tempo.

Os computadores, o de mesa e o portátil, que foram registando conhecimentos com o passar do tempo, ou com o tempo que passa, não necessitarão de qualquer intervenção, eles próprios tratarão da sua vida.

Etiquetas:


Comments:
Não gosto destas mexidas...adapto-me e até reconheço que hoje, por exemplo, soube bem luz do dia até às 20h.
 
Eu até gosto da hora de Verão. Sinto mais energia e apetece-me fazer muitas coisas, parece que, finalmente, acordo de uma longa hibernação!
 
Querida Leonor
Não há que se compare ao "tempo do sol" pelo que tem de telúrico e de mágico. E esse, praticamente, não se altera com o passar dos tempos.
Beijinhos.
 
Querida Milu
Aqui na Oficina até dá para começar a trabalhar mais cedo... É um recarregar de energias...
Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?