Partilhar
sexta-feira, março 20, 2009

"tempus" de afectos

Às 11 horas e 44 minutos de hoje inicia-se a Primavera no hemisfério Norte, quando o dia tem a mesma duração da noite e em que faltam 287 para labutar até ao final do ano. Momento mágico que é tempo de cumplicidade com os prados cobertos de amarelas flores que mais logo tomam os tons de lilás que são colhidas pelas ninfas para enfeitarem seus cabelos.

Estamos a viver o Equinócio da Primavera, tempo de renovação, de crescimento a caminho da maturidade, dos frutos saborosos. Época de sementeiras do trigo, da aveia, do centeio e da cevada.

Em termos esotéricos e da tradição este é o início do tempo de procurar a verdade da vida e de nos libertarmos das mentiras acumuladas no ano que passou. É o momento da purificação do corpo e do espírito. É época de recomeçar. É tempo de energia abundante, de intensidade e de persistência para atingirmos os nossos objectivos. É a época da dádiva espiritual e material.

Em astronomia, o equinócio é definido como um dos momentos em que o Astro-Rei, na sua órbita aparente vista da Terra, cruza o equador celeste, a linha do equador terrestre projectada na abóbada celeste.

Os antigos gregos, egípcios, sumérios, babilónios e celtas foram povos que agradeciam à "mãe terra" tudo o que ela lhes oferecia: alimentos, curas e riquezas. E agradeciam com festividades e cerimónias que eram realizadas no início e final de cada estação, ou seja, nos equinócios e solstícios. A Primavera, em quase todas as tradições, é tida como a fase de fertilidade e beleza da Natureza, é quando todos os seres, plantas e animais, acordam de seu repouso (inverno) para um novo ciclo de produtividade.

O Sol vai aproximar-se trazendo consigo o Verão tão desejado na costa lusitana, que os corpos estão sedentos de serem beijados pelo Astro-Rei, dando-lhes tons cobreados que trazem à memória tempos de nomadismo, caminhos percorrido de terra em terra na busca do espaço prometido.

Nesta terra lusitana, vão imperar as tonalidades de verde e amarelo, depois salpicos de lilás e de vermelho. Do outro lado do Atlântico, que é estreito para a vontade indomável de povos que se querem bem, o castanho e o doirado tomam o lugar que há pouco deixaram em Portugal, no eterno ciclo das estações do ano.

É quando tudo se enfeita e se torna belo e fértil, para garantir a frutificação. Não é sem sentido que a Primavera é considerada a mais bela estação do ano.

"Vai-te ao longo da costa discorrendo,
e outra terra acharás de mais verdade,
lá quase junto donde o Sol ardendo
iguala o dia e noite em quantidade.
"
Lusíadas,II,63.


A Primavera é tempo de afectos...

Etiquetas: ,


Comments:
Viva a primavera!

:)))
 
Primavera, tempo de renovação, de afectos, de alegria...

Beijinhos

Bem-hajas!
 
sim a primavera.
mas o outono encanta-me também.


um abraço
 
A bem da verdade, amigo Victor, a Primavera já leva quase um mês por terras lusitanas. Pelo menos no Alto Minho, que este ano foi bafejado com condições atmosféricas invejadas mais a sul. Sortilégios da natureza? A mão invisível do homem no seu afã de progresso insustentado?

Felizes dias de Primavera por terras da Caparica, com um abraço.
 
mais uma vez, nestas minhas deliciosas viagens nocturnas, fiz paragem na tua "Oficina". Obrigada por me encantares com textos tão doces que falam da primavera, da lua ou do jasmim com os quais tanto me identifico e me enfeitiço

maria joão pavão serra
 
Novata no andar pelos blogs, sinto-me qualquer coisa como, barata tonta (imagino q as ditas se sintam assim...) e cheguei até aqui.
Li, gostei, identifiquei-me...vou voltar...
Também uma questão de "boa vizinhança"...nasci e vivo no concelho de Almada
Parabéns pela Oficina!!
 
Primavera tempo da verdade.
Gostei.
Victor,
uma excelente Primavera.
 
Querida MdSol
Merece todos os "vivas" pelo seu esplendor contagiante.
Beijinhos.
 
Querida Isamar
Que todos nós saibamos festejá-la em alegria e amor.
Beijinhos.
 
Amigo "Triliti Star"
Vivemos a Primavera naquele fim-de-tarde de sábado na maravilhosa companhia da nossa querida Cristuna.
Um abraço.
 
Amigo Rui
Sabe? Temos desejos fortes de viver a Primavera nessas terras do sonho. Para o ano será de certo.
Um abraço.
 
Querida Maria João
Também eu me sinto encantado com as tuas visitas e as carinhosas palavras que por aqui deixas.
Um beijinho.
 
Querida Leonor
Todos nós algum dia começámos. E a grande riqueza da blogoesfera é a partilha de sentires e também de saberes.
Um beijinho.
 
Querida Ana
Também sempre fico encantado quando visito o teu blogue. Muitas flores de ternura também para ti.
Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?