Partilhar
terça-feira, abril 21, 2009

memórias

Saudade é uma palavra, e um sentir, bem próprio dos portugueses pela quantidade de sentimentos, tantas vezes controversos, que envolve, e que estes levam consigo até aos confins do mundo na diáspora, em tempos cíclicos, consoante os condicionamentos sociais e financeiros que a cada momento se verificam n nosso País. Podemos, então, afirmar que mais que um sentir português é um sentir da lusofonia, em toda a sua amplitude não só linguística, como igualmente, social e cultural.

A palavra saudade vem do latim solitate, que na tradução literal quer dizer solidão. Mas na nossa língua adquiriu um significado mais romântico, por vezes eivada de dramatismo, do “amor ausente” mas, igualmente, de todas as ausências que nos levam à nostalgia.

Despejada desses sentires nostálgicos, como mais gosto de fazer, sem as “coisas distantes ou extintas” que não é possível trazer até nós, fica a suavidade das memórias, de tudo o que nos deu prazer, mas também das situações mais dramáticas que nos ajudaram a crescer, enriquecendo o nosso pulsar social e solidário.

Este sentimento sempre foi tema de músicas, poemas, filmes. O fado de determinada época encontrou nos aspectos mais dramáticos sua fonte de inspiração. Mas verdadeiramente o que nos faz avançar são as memórias e a força que encontramos para as recuperarmos e criarmos novas situações que virão a ser memórias para os tempos e gerações vindouros.

Etiquetas:


Comments:
Amigo, hoje venho trazer um presente e um desafio giro que estão

AQUIVai ver, e actua em conformidade...

Beijinhos
Mariazita
 
Querida Mariazita
Fiquei muito sensibilizado com o teu carinho.
Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?