Partilhar
terça-feira, abril 07, 2009

na noite saber ouvir

E se um dia os melhores se juntassem num ambiente informal e familiar para falarem “sobre a vida”? A vida como desígnio de pòr à prova a capacidade do ser humano de traçar o seu caminho numa vivência de solidariedade e com o livre arbitrio de definir o seu destino.

Destino que também poderá ser fado, pois primeiro que o fado nasceu o fadista, como muito bem referiu um sábio destas coisas. Fadista que foi esculpido na luta, luta dura verdadeira entre homens, por um penetrante e belo olhar de mulher.

Homens e mulheres, os melhores, sábios e sabedores... juntaram-se na amizade duma partilha.




Arlindo de Carvalho, o melhor autor e compositor das música portuguesa da última centúria, com mais de mil canções e fados cantados pelos maiores representantes desta musicalidade. Exilado por motivos políticos nos tempos da ditadura nunca foi um exilado social, vivenciando sempre o sentir da portugalidade.


José Lúcio, quem não se recorda do seu sótão de instrumentos musicais partilhados em tempos que a televisão valorizava a cultura. Estudioso do fado e da música portuguesa em geral possui importante espólio musical e a melhor colecção de instrumentos musicais, donde sobressaiem as quarenta e oito guitarras portuguesas.

António Bizarro, o melhor produtor e gravador de fado, internacionalmente conceituado e visitado amiúde por cantadores, do Japão à Holanda, que pretendem com ele gravar fado. Dinamizador da música regional tem projectos muito sérios para o ensino das “coisas” que a música contém.




Luisa Bastos, na nossa modesta opinião, mas também na de muitos mais sabedores destas coisas, a melhor voz da música portuguesa, uma verdadeira voz do mundo, cultivada em terras de saberes, caldeada na luta pela democracia, pela alvorada de Abril, que na sua simplicidade nos conduz pelos caminhos das belas sonoridades.


E finalmente... o melhor dos melhores...


O público atento. As pessoas do povo que à roda dos saberes se deliciam a aprender as estórias que a história do fado contém e ouvem em silêncio vozes ora magoadas, logo brejeiras e irónicas, que cantam a vida, a vida de todos nós. O povo que sabe ouvir.

E tantos nomes bonitos que nos encantaram com as vozes e outras sonoridades, entre os quais, João Fernando, Edmundo Silva, Manuel e Fernando Gomes, Maria Amália, Ema, Toia...







O C.R.A.Q.S. (Clube Recrativo Amigos da Quinta da Saudade) realiza todas as segundas-feiras, entre as 21.30 e as 23.30 horas, o Fórum do Fado.

Etiquetas:


Comments:
Li com toda a atenção e interesse.
É encantador como se realizam nas nossas Sociedades Recreativas Serões de Fado (e certamente outros eventos)
O que "me passa ao lado"... e eu aqui tão perto e sem nunca ter assistido a um espectáculo de fado...enfim...mea culpa!
 
Querida MagyMay
É uma realidade com relevância para a nossa região so Sul do Tejo. E muito bem se canta nesses espaços amadores. Tenho sempre na memória o estilo "fado operário" forte instrumento da luta contra o fascismo.
Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?