Partilhar
sábado, maio 30, 2009

o excepcional "alvarinho"

Licenciada em matemáticas, funcionária de uma companhia de seguros, dança no rancho folclórico da terra, é guia turística do seu amado Minho e, principalmente, é uma jovem mamã… é uma mulher do Norte, carago!

Contou-nos os encantamentos do Minho e do rio que separa, quiçá junta, Portugal a Espanha e levou-nos aos segredos desse néctar único que se produz na região: o vinho Alvarinho.

Muitas pessoas confundem o vinho verde com o vinho Alvarinho, julgam este último tratar-se de um tipo de vinho verde de maior qualidade, mas vinho verde na mesma. A nossa gentil guia tratou de esclarecer, de pôr nos "iis" os pingos, como soe dizer-se, na defesa dos dois tipos de vinho.

Aliás, nem o próprio vinho designado “Alvariño” ou “Albariño” por nuestros hermanos algo tem a ver com o nosso Alvarinho. Embora a constituição intrínseca dos terrenos seja semelhante dos dois lados do rio Minho, na verdade o lado português é soleado da parte da tarde o que dá às uvas uma maior qualidade nos seus constituintes, sem menor a concentração em ácidos málicos, dispensado tratamentos subsequentes que baixam a qualidade dos néctares.




A nossa dilecta guia deu-nos, então, algumas dicas que muito ajudam ao reconhecimento e degustação dos vinhos Alvarinho:

1. É um vinho monocástico (casta Alvarinho)
2. Não tem gás
3. Tem uma graduação de 13,5 / 14 graus
4. Tem uma durabilidade de 5 a 6 anos e se conservado em cascos de carvalho está óptimo mesmo até aos 10 anos
5. Está inserido na Região do Vinho Verde mas não o é
6. É produzido exclusivamente com uvas dos concelhos de Melgaço e de Monção
7. Ao palato deixa vestígios de frutos exóticos, manga e maçã verde
8. Os aromas são de flor de laranjeira

Em resumo “é fiel ao que cheira” é um vinho sério de que se recomenda uma degustação cuidada.



[Obrigado minha querida amiga Argentina, até pelo telefonema mesmo agora estabelecido. Beijinhos.]

Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?