Partilhar
quinta-feira, maio 07, 2009

o “zé cagão”

Em 25 de Maio de 2005, já lá vão quase cinco anos, publicámos na Oficina das Ideias um breve apontamento sobre uma peça de olaria, à boa tradição de Bordalo Pinheiro, que intitulámos “Zé Cagão” e que dizia assim:

O humor, especialmente, o humor político é hoje em dia muito diferente do que foi meio século atrás. Quando actualmente se pretende ridicularizar os aspectos mais caricatos de uma “figura” política ou se baixa à ofensa pessoal, à vida íntima de cada um ou, ao contrário, critica-se deixando a figura envolta numa aura de simpatia.

Noutros tempos a crítica era cáustica como Bordalo Pinheiro muito bem caracterizou no seu Zé Povinho. Zé também é este... mas é o Zé Cagão. Introduzindo-se um minúsculo cartucho de um misterioso produto químico o Zé abundantemente se cagava para...




Passados quase cinco anos, como antes referimos, um atento leitor da Oficina das Ideias escreveu-nos:

De onde veio este Zé Cagão? É português? Pergunto porque na Catalunha existe uma figura igual (com diferenças na roupa e no barrete, que é vermelho), que se costuma pôr nos presépios. Chamam-lhe o «caganer» (lê-se como cágáné), e pelo que percebi em conversas com catalães, é para eles o que mais semelhante têm ao nosso Zé Povinho... Esclareça-me a este respeito, pois julgava que fosse uma figura típica da Catalunha.

Só mais uma coisa que me esqueci de comentar: hoje em dia, para além do caganer típico, existem dezenas de outros caganers, desde políticos locais, a jogadores do Barça, passando inclusive pelo Papa!


As nossas respostas às questões apresentadas:

Pelo que julgo saber, e o barrete verde para aí aponta, este "zé cagão" é português. Aliás, posso adiantar-lhe que se trata de uma peça com mais de 70 anos... não têm qualquer marca que possa identificar o fabricante...
Uma curiosidade... este pequeno boneco com cerca de 63 milímetros de altura era acompanhado por umas minúsculas pastilhas que uma vez colocadas num pequeno furo localizado no ânus e aquecidas que fossem com a chama de um fósforo davam origem a uma enorme poia.

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?