Partilhar
terça-feira, maio 19, 2009

saca-rolhas em exposição

O Museu do Vinho Bairrada em Anadia irá apresentar pela 1ª vez a público aquela que é a maior e mais importante colecção de saca-rolhas Portuguesa. Esta colecção pertencente aos herdeiros do Comendador Adolfo Roque encontra-se entre as maiores do mundo pertencendo ao clube estrito de coleccionadores a que estatutariamente somente podem pertencer os 50 melhores.

Esta valiosíssima colecção reunida pelo saudoso Comendador Eng. Adolfo Roque e cumprindo uma vontade sua, estará agora exposta no Museu por acordo entre os herdeiros da família e a Autarquia de Anadia. Esta exposição passará a integrar o espólio permanente do Museu o que constitui um enriquecimento do património material e imaterial da Anadia e de Portugal.

Entre as inúmeras capacidades, como empresário e cidadão activo, o Engenheiro Adolfo Roque (1934-2008) teve a de criar esta magnífica colecção de saca-rolhas, considerada mundialmente como uma das melhores e, conferindo ao seu autor, a condição de membro de um dos mais exclusivos clubes existentes, o ICCA, International Correspondence of Corkscrew Addicts, que reúne, entre os seus cinquenta associados criteriosamente seleccionados, os maiores coleccionadores de saca-rolhas do mundo.



um dos saca-rolhas em exposição


O Engenheiro Adolfo Roque tinha todas as características de um bom coleccionador, a começar por não indicar uma data para o início da sua colecção. De facto, as raízes de uma colecção estão nas próprias e insondáveis raízes da pessoa, e o seu valor consiste, não na quantidade ou na riqueza, mas no tesouro emocional que ela proporciona.

No seu caso, a vida de seu pai, consagrada à vinicultura de qualidade, nesta rica região da Bairrada, terá sido um berço significativo. Sempre convivendo com as operações do vinho, Adolfo Roque ganhou um carinho especial por aqueles pequeninos objectos, tão simples mas tão brilhantes, tão elegantes, tão engenhosos.

Mas não teria sido feita esta colecção se não tivesse existido um espírito viajado, sedento de conhecimento e vivência, tão paciente e meticuloso na recolha destes saca-rolhas, cada um possuidor de uma história e de um percurso próprio.

Uns foram adquiridos no local mais simples e acessível, outros vieram de grandes cidades, arrematados em riquíssimos leilões. Não interessa! O que importa é que, para o coração do seu justamente orgulhoso coleccionador, todos eles eram filhos de uma enorme paixão que, agora, pode ser partilhada com os visitantes que a desejem sinceramente desfrutar.

A cerimónia de inauguração das exposições será feita no dia 23de Maio (Sábado) pelas 15:30 e terá a participação pessoal da família Roque e dos próprios artistas plásticos que apresentam exposições temáticas.

Exposição de Paco Pestana : IVA INCLUIDO: AMÉN (de 23 de Maio a 31 de Outubro de 2009)


Exposição de Rico Sequeira: ILUMINAÇÔES E SOMBRAS EM HONRA DO VINHO (de 23 de Maio a 31 de Outubro de 2009)


APRESENTAÇÂO DA COLECÇÃO ADOLFO ROQUE - MAIOR COLECÇÂO PORTUGUESA (exposições de longa duração)


Museu Vinho Bairrada
Av. Eng. Tavares da Silva 3780 - 203 Anadia
Telefone: 231 519 780




A Oficina das Ideias agradece sensibilizada o convite do nosso amigo e companheiro de tantos passeios e degustações vínicas, Pedro Dias.



Fontes: Nota de imprensa da organização e pesquisa da Oficina das Ideias

Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?