Partilhar
terça-feira, junho 16, 2009

a caligrafia

Um dos temas que recorrentemente são acedidos na Oficina das Ideias, através de pesquisa realizada no sistema Google, é aquele que diz respeito a “Letra Inglesa e Letra Francesa” e sobre o qual publicámos um post no ano de 2007, mais concretamente em 21 de Agosto.

Nele escrevíamos, entre outras coisas: “Recordo-me de nos meus tempos de escola comercial, frequentei a Escola Comercial Veiga Beirão (autor do primeiro Código Comercial português), no Largo do Carmo (o mesmo tão falado aquando do glorioso 25 de Abril), em Lisboa, de ter tido como disciplinas caligrafia, dactilografia e estenografia. Em caligrafia aprendi a escrever em letra francesa e letra inglesa e até em letra gótica”.

Muito recentemente recebi um correio electrónico de Carlos Mota, emigrante há 28 anos no Canadá, que dizia:
“…somos da mesma idade e conterrâneos, eu nasci em Almada e frequentei a primeira escola industrial e comercial de Almada e depois do ciclo preparatório fui para a escola Emídio Navarro, que ainda existe. Vivo no Canadá a 28 anos e andava a procura de temas sobre caligrafia, em particular, a francesa. Calculo que isso já não exista no nosso ensino secundário, mas que eram das aulas que eu muito gostava. Como deve de compreender os tempos vão passando e por vezes não consigo visualizar a maneira como as letras são feitas, principalmente as maiúsculas, a idade não perdoa. Será possível que me possa ajudar com o abecedário das maiúsculas?”

Uma situação, sem dúvida, muito curiosa… Claro que lá seguiu a informação pretendida para o Canadá, informação que aqui partilho com todos vós.






Créditos: Imagens obtidas do manual "Método Caligráfico", de mestre Pinto de Mesquita

Etiquetas:


Comments:
Eu lembro-me desta caligrafia e gostei de a revêr aqui.
Um beijo Victor, por este gosto
 
Querida MagyMay
A caligrafia ainda é hoje uma grande paixão minha. Tenho canetas e aparos desses tempo tão passados.
Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?