Partilhar
segunda-feira, julho 27, 2009

agostinho de grinzing (revisitado)

Grinzing é a mais famosa aldeia heuriger dos arredores de Viena e do mesmo modo a mais genuína e respeitadora dos ritos tradicionais. Aqui se situavam e mantém as estalagens onde além de permitirem pernoitas para os viajantes e os animais que se deslocavam com destino a Viena, forneciam refeições frugais e muito vinho.

Heuriger tanto significa vinho da última colheita da região como os próprios locais onde esse vinho é vendido a copo. Até ao dia de São Martinho, 11 de Novembro de cada ano, o vinho do ano é heuriger. O vinho a copo é, em geral, servido acompanhado de um bom pedaço de carne ou de toucinho grelhado ao momento e à vista do cliente.

Para os mais farristas, uma visita a Grinzing, a um dos tradicionais heuriger dos arredores de Viena, é uma ida a não perder. Que o diga o Agostinho...


“Agostinho” dos tempos modernos (2001)


Agostinho era um músico de Grinzing que além fazer música apanhava tremendas bebedeiras nos heuriger onde tocava. Conta-se que no tempo da peste negra, época em que as pessoas já não conseguiam enterrar os seus mortos, pondo-os às portas para serem recolhidos por uma carroça que os levava para uma vala comum, o Agostinho com uma bebedeira de “caixão à cova” caiu à saída de um heuriger e ali ficou até alta madrugada.

Quando a carroça de levar os cadáveres passou, considerou-o mais um morto da peste negra e lá o levou para o destino final. O Agostinho ainda esbracejou e esperneou mas já os coveiros se haviam afastado às pressas não fosse caso de serem contagiados por tão terrível doença. O Agostinho lá ficou junto dos cadáveres até ter forças para sair pelos seus próprios meios.

Quando o sol da manhã lhe bateu nos olhos, passado o efeito do vinho bebido fartamente no heuriger, lá se conseguiu levantar afastando-se a toda a pressa.

Consta que nunca foi tocado pela peste negra. Daí que alguém mais esclarecido deduza que quem bebe, e bebe bem, vinho de Grinzing, não apanha doença nem mesmo que seja a peste negra.


Passados cerca de oito anos sobre a vista a Grinzing, nos arrabaldes de Viena, uma feliz pesquisa no Google levou-me até ao vídeo que aqui convosco partilho.




Music in Grinzing @ Yahoo!7 Video

Etiquetas: , , ,


Comments:
Gostei muito do relato sobre essa Grinzing,pra mim tão distante.
Com tantos vinhos deve ser um bairro boêmio e bom pros Agostinhos, que quase levou a pior, rsrsrs
Parece que é em Viena que fica a sede da ONU e é considerada uma das melhores do mundo em qualidade de vida. E de vinho... o dia hoje aqui, está apropriado ... rsrs, um friozinho gostoso ,desse que quase nao temos, um bom vinho sempre vai muito bem.
A música foi trilha de um filme muito visto, nao? postei um do Ivan Lins , bem bonita também, romantica, até combina com os tais vinhos.
Obrigada pelo belo texto.\com abraços
 
Querida Lis

Em Viena existem as grandes instalações da ONU na Europa, onde já tive o prazer de estar em trabalho já faz muitos anos. Ficam também as instalações centrais da OPEP, que reune os países que mandam no nosso bolso através do controlo do preço do petróleo bruto.

Mas é também uma das mais belas cidades da Europa e onde impera a boémia nos seus arrabaldes.

A graça desta trilha que aqui apresento é que foi encontrada hoje e o violinista é o mesmo que fotografei no local em 2001.

Beijinhos.
 
Não conhecia a história do Agostinho nº. 1:) e safou-se pela bebedeira.

Este mais actual não parece que beba tanto, mas o som é fantástico.

Gostei:)*
 
Querida Fatyly

É curioso o facto de eu ter encontrado um vídeo no Yutub de 2007 com o mesmo violinista ("Agostinho") que eu havia fotografado em 2001.

Esta estória é muito falada em Grinzing.

Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?