Partilhar
segunda-feira, julho 13, 2009

hoje há amoras…

Amoras silvestres, claro.

São os frutos mais bonitos e saborosos de toda a família das rosáceas “Rubus”, vulgarmente designadas por silvas. A silva é uma planta muito invasiva “liquidando” todas as outras ao seu redor, pelo que é muito desejada como vedação de terrenos e pouco querida nas zonas ajardinadas.

A flor da silva é uma flor muito sedosa e suave contrastando com a envolvente de caules e folhas, tendo os primeiros muitos espinhos curtos, levemente encurvados e aguçados.



As amoras silvestres são um fruto do tipo pseudobaga, assim designado pelo facto de ser um fruto que agrega em si uma quantidade significativa de drupas. Tem um sabor característico, de certa acidez, muito apreciado na confecção de doçaria e de licores.



Existem dezenas de receitas de doçaria que utilizam como base as amoras silvestres. Apresentamos aqui uma, a título de exemplo, recolhida no sítio “Doces & Sobremesas”, na qual introduzimos ligeiras alterações de forma a adequá-la ao nosso paladar pessoal e evidenciar as características específicas do fruto.

Compota de Amoras Silvestres



Ingredientes
Q.b. de amoras
Q.b. de açúcar
1 casca de limão
1 pauzinho de canela

Confecção
Para o peso de amoras use 0,75 do peso de açúcar. Lave bem as amoras. Num tacho de ir ao lume deite as amoras, o açúcar, a casca de limão e o pau de canela e leve ao lume brando. Mexa sempre com uma colher de pau para não pegar, sobretudo ao fundo. Assim que atingir a consistência de doce, retire do lume, deixe arrefecer e deite em frascos próprios de compota, previamente esterilizados.

Etiquetas: ,


Comments:
Quero ir ás amoras...quero fazer compota e comer com panquecas e scones...
Bjs
 
q.b deve ser uma porção de ou uma certa quantidade, nao é?
dificil é encontrar essas frutinhas pra experimentar sua receita. Com dificuldade, encontramos em compotas, rsrs

abraços
 
Ai a compota, assim caseira, deve ser mesmo boa!!!
Compota de amoras só comi daquela que se vende no supermercado.
Também gosto da compota de mirtilos.
(e lá estou eu, a engolir saliva!!)
 
Querida Lilá(s)

Farei tudo o possível para te conseguir um quilo, ou mais, destas deliciosas amoras silvestres... "nem q seja mordido por uma cobra".

Beijinho.
 
Querida Lis

Qb significa isso mesmo como tu disseste. No caso porque a 1 quilo de amoras corresponde 0,75 de açúcar e a 2 quilos de amoras, a 1,5 quilos de açúcar.

Aqui à volta de onde moro há muitos silvados, as plantas que dão as amoras... então, somente tenho que as recolher pacientemente, visto serem muito pequeninas.

Beijinho.
 
Querida MagyMay

A compota de mirtilos também é uma delícia... a de amoras é aqui mais da nossa terra , onde são quase de geração expontânea.

Claro, que compota caseira é que é....

Beijinho.
 
Aqui mesmo ao lado do meu prédio, maldito betão que acabou com as amoras que durante anos e anos fizeram as delícias de graúdos e miúdos.

Fiz tanto doce e devo ter comido quilos delas:)

Hoje não há nenhuma!

Mas...também havia mais perto da Serra um lugar onde eu parava e toca de comer sem lavar nem nada:) e o incêndio devastador do ano passado deu cabo delas. Rebentaram de novo, mas este ano não deu amoras.

Há nos hiper...mas são caras e têm cara de não terem gosto algum!
 
Querida Fatyly

O betão destrói tudo o que é natural... o betão e a ganância do ser humano.

Contudo, as silvas são muito resistentes, mesmo invasivas, então irão nascer noutro local que tu virás a encontrar com certeza...

As "multibagas" esperarão por ti certamente. Ainda voltarás a ter o prazer de as degustares sem recorreres às amoras "de aviário" que se vendem nas grandes áreas comerciais.

Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?