Partilhar
terça-feira, julho 21, 2009

lenda de nossa senhora de brotas

lendas das terras visitadas
De medos e fantasias, de desejos e imaginação, criaram-se em tempos imemoriais estórias que a razão desconhece. No aconchego da lareira ou na árdua labuta diária, quantas vezes de sol a sol, foram percorrendo os saberes de gerações. O viajante andarilho recolhe e partilha as “lendas das terras visitadas” ouvidas às suas gentes




No Alentejo Central, numa zona montanhosa com vales cavados, onde correm riachos de águas cristalinas, existe um santuário do culto mariano com quase seiscentos anos de existência, comenda da Ordem de São Bento de Aviz que patrocinou a sua construção cerca do ano de 1424.



Trata-se do Santuário de Nossa Senhora de Brotas cuja importância do seu culto se reflecte no facto de não só se ter expandido em Portugal, de norte a sul, como também ao Brasil e à Índia. No Brasil existe mesmo uma cidade com o nome de Brotas e em Goa, na ilha de Angediva, os franciscanos edificaram uma igreja em honra de Nª Sª de Brotas, hoje lamentavelmente abandonada e em ruínas.

Dos pouco mais de 500 habitantes actuais da povoação de Brotas muitos ainda lamentam o brilho perdido das peregrinações anuais ao Santuário de Brotas, em resultado da propaganda efectuada pelo governo e pela igreja do tempo do Estado Novo, que à época se confundiam, sobre as aparições da Cova da Iria, desviando deliberadamente o centenário culto mariano de Brotas para a então recém-criada “Fátima, terra de fé”.

No “altar das almas” do Santuário de Nossa Senhora de Brotas existe uma imagem da Virgem, talhada em marfim, com cerca de um palmo de tamanho. O imaginário popular vê nela a imagem talhada em osso de vaca, que segundo a lenda que a tradição e o saber dos mais velhos adoptaram terá dado origem à construção do Santuário.



Conta a lenda que andando um guardador de vacas nos pastos com a sua manada uma das vacas caiu ao ribeiro partindo uma perna. Preparava-se o jovem pastor para abater a vaca, pois esta deixara de ter qualquer valor quando lhe apareceu a Virgem que lhe disse: “Constrói neste local uma ermida em minha devoção que a tua vaca será curada”. Logo ali o guardador de vacas talhou a canivete a imagem da sua devoção e quando foi pela vaca esta estava viva e saudável.

Logo ali chamou o povo que ao deparar com este milagre se reuniu para construir a igreja, depois transformada em Santuário pela devoção popular. Foi também o povo que exigiu que na representação iconográfica de Nossa Senhora de Brotas passasse igualmente a figurar uma vaca, a vaca que a lenda evoca.

Etiquetas: , ,


Comments:
Temos sim,Vicktor, uma cidadezinha no interior de São Paulo com o nome de Brotas, mas nao sabia que existisse santo.A cidade conheço de ver falar, pq temos um cantor sertanejo filho de Brotas.
Na verdade, nao tenho intimidade com os "santos", fui educada em igreja evangélica, e nao faz parte dos nossos ensinamentos biblicos. Mas, respeito-os a todos.
Deixei um comentário lá naquela festança gastronomica( dos manos), veja lá.
Abraços
 
Querida Lis

Também respeito o sentir religiosos de todos, embora pessoalmente não seja afecto a "santidade"... não sou mesmo nada "santinho".

Agora... gosto muito de conhecer as tradições, de conversar com as gentes sobre isso e, sempre que a inspiração permite, registar por escrito.

Sou um amante de conhecer as tradições das quais também a iconografia faz parte...

Beijinho.
 
Também gosto muito de conhecer as tradições e esta não a conhecia. Bem-hajas por tê-la trazido até nós. Este é um dos grandes objectivos da blogosfera.


Beijinhos
 
Querida Isamar

Onde quer que eu viage procuro aprender o que as gentes têm para ensinar.

Depois... gosto de partilhar, um dos bens da blogosfera, sem dúvida.

Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?