Partilhar
domingo, julho 05, 2009

o sonho da terra plana

Na tranquilidade de um entardecer que tempos de estio demoram a deixar chegar, da ampla varanda da Herdade do Monte da Cal, olhamos a imensa paisagem do norte alentejano até à linha do horizonte recortada pela serra de S. Mamede e apetece-nos estar, desejamos ficar…



O dia, este magnífico “passeio vínico”, tivera o seu início muitas horas antes quando um grupo de gente amante destas coisas que os bons vinhos sempre reúnem, a convite da Garrafeira do Jumbo Almada Fórum, “embarcou” num moderno e confortável autocarro rumo a terras do sul…



Chegada à Herdade do Monte Cal, na freguesia de S. Saturnino, no concelho de Fronteira, fomos afectuosamente recebidos pela gente da casa, com as sonoridades da música cálida do norte de África: João Carvalho, responsável pelo enoturismo da Quinta, Gonçalo Fialho, o enólogo residente e Marco Fagundes, o “terceiro homem” trajado a rigor.



A chegada a um santuário vínico faz sentido tomar a forma de uma “bebida de boas-vindas” (ou “wellcome drink”) o que foi realizado com um Espumante Quinta de Cabriz – bruto, um espumante de excelência, como por todos os presentes foi reconhecido.



Seguiu-se uma visita cuidada à adega, onde todos os dispositivos de vinificação são construídos em aço inoxidável de impecável aspecto, com controlo total da fermentação dos mostos através da refrigeração das cubas e dos circuitos, possibilitando a vinificação quer de vinhos brancos (segundo o método de “bica aberta”), quer dos tintos mais lenta garantindo o perfeito contacto dos mostos com as respectivas películas.



No programa da nossa visita está ainda inscrito uma prova de vinhos, um repasto de degustação de produtos da região e uma visita (caminhar é preciso!) às vinhas. A passagem pelas varandas da Quinta tornou-se quase um ritual do dia. Sempre fomos acompanhados pelos aromas únicos da planura alentejana, pelos cálidos sons da música do norte de África, pelo esvoaçar das andorinhas e dos bandos de estorninhos e lá mais ao longe pela amplitude das asas de uma águia-real.




[continua]


O passeio vínico à Quinta do Monte da Cal foi realizado em 4 de Julho de 2009
Agradecimentos
à Garrafeira Jumbo Almada Fórum, António Sousa
à Vinalda, Mário Pereira – Rui Pinto – Joana e Maria
à Dão Sul, João Carvalho – Gonçalo Fialho – Marco Fagundes

Etiquetas:


Comments:
Que maravilha de visita! Obrigada pela primeira parte da reportagem. Beijos.
 
Como me apetecia, estar nessa varanda...
Óptima descrição, Victor!!
Beijinhos
 
Provar eu não provaria, mas aiiiii os petiscos bem que marchavam, assim como marcharia pelas vinhas:)
O ano passado fui numa excursão a Vila Viçosa e além da visita ao Palácio também almoçamos numa herdade a perder de vista, com vinhas e árvores de frutos e pessoal em plena laboração.

Gostei imenso desta parte da tua reportagem, por terras alentejanas, neste Portugal em que os governantes e sobretudo os midia fazem passar uma imagem de que não há nos portugueses "inovação, espírito empreendedor, luta, plantio e produção", já que só falam em desgraças. Lamento pelos que não podem ir por essas terras e ver "in-loco" que...querendo os portugueses vão longe em vez de ficarem "tão depressivos" com os malditos noticiários!!!

Um abraço
 
Querida Paula

Foi realmente uma visita de muito agrado....

Vamos continuar...

Beijinhos
 
Querida MagyMay

Uma varanda aberta para a serra no nordeste alentejano é algo de indiscritível.

Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?