Partilhar
terça-feira, julho 14, 2009

por onde andamos

Ainda hoje num grupo de amigos conversávamos acerca das vantagens e desvantagens dos conhecimentos estabelecidos via Internet, tantas vezes designados por amizades virtuais, e a importância de ao conversarmos estarmos “olhos nos olhos” com o nosso interlocutor.

Não há dúvida de que é muito agradável, estabelece-se uma grande cumplicidade, naquela conversa em que estamos bem presentes fisicamente, quantas vezes na permuta do “cheiro da pele”, no toque físico que é amizade e cumplicidade.

Não é menos verdade, que com o advento das tecnologias emergentes, novos espaços de conhecimento, formas inovadoras de contactar, levaram à constituição de amizades, de parcerias, de permutas de saberes e de sentires como nunca, antes, se pensou ser possível.

Vem esta conversa a propósito duma situação interessante que aqui convosco partilho. Situação desencadeada quando em Fevereiro de 2008 encontrei uma fotografia do Olho de Lince - que retratava o interior do British Bar, no Cais do Sodré, em Lisboa – a ilustrar um poema de Jesús Jiménez Dominguez e publicado por uma blogueira a residir no Afeganistão no blogue Pandeoro em 17 de Dezembro de 2007. Essa referência e o poema foram reproduzidos na Oficina das Ideias em 7 de Fevereiro de 2008.

Mais tarde, em 26 de Abril de 2009, publicamos o mesmo poema vertido para português na Oficina das Ideias, poema aliás dito em diversas tertúlias de poesia em que participamos. Qual não é a nossa agradável surpresa ao recebermos ontem um agradável correio electrónico assinado pelo próprio autor do poema que dizia:

Hola, Victor.
Me llamo Jesús Jiménez Domínguez y vivo en Zaragoza (España). He visto la magnífica traducción que has hecho de mi poema "Los relojes del British Bar de Lisboa" y estoy muy contento de ello: ha sido una gran sorpresa encontrármelo en internet. Quería darte las gracias porque suena incluso mejor que el original.
Como la lengua portuguesa no se me da demasiado bien, sólo puedo decir: OBRIGADO. Espero que no te importe que ponga tu traducción en mi blog:
http://jesusjimenezdominguez.blogspot.com
Te envío dos poemas que también aparecen en mi libro Fundido en negro y que tienen que ver con Lisboa, ciudad donde he estado ya varias veces y a la que siempre acabo volviendo.
A modo de agradecimiento, si te parece bien y me das tu dirección en Portugal, me gustaría enviarte un ejemplar del libro.
Un saludo y gracias de nuevo, Victor.
Jesús Jiménez Domínguez


Este é um dos encantos da Internet em geral e da blogosfera em particular.

Etiquetas:


Comments:
É sim senhora muito gratificante e criam-se laços de amizade, partilha, cumplicidade que podem ou não virarem "olho no olho" ou esfumarem-se no tempo como na vida fora desta tela.
O que mostras aqui é deveras gratificante!
Parabéns!

Beijos
 
surpreendente ,essa tal internet, e como aproxima as pessoas, está aí o exemplo no seu relato. Muito bacana isso, alguém distante se comunicando, trocando, partilhando, agradecendo,enfim, fazendo novas amizades, mesmo sem o calor do abraço e o brilho dos olhos.
Ainda temos outros recursos,como a webcam que traz os amigos pra tela e vc pode senti-los mais perto ainda.
Beijinhos e uma boa noite,Vicktor
 
Oi,Vicktor, fui lá na pagina do escritor Jésus J.Dominguez, e o poema "os relógios do Britsh Bar de Lisboa" que vc traduziu é muito bonita mesmo.Valeu!
 
Querida Fatyly

Gosto muito de partilhar tudo o que possa dar a verdadeira dimensão humanista que pode ser encontrada na blogosfera.

Defendo que a blogosfera usada correctamente deva ser considerada de "utilidade pública".

Beijinhos.
 
Querida Lis

Muito grato pelo teu afecto e interesse pelas coisas que se vão passando aqui pela Oficina.

Mesmo hoje, a propósito de algo que escrevemos sobre as concertinas (instrumento musical) desencadeou uma série de acontecimentos que não resistirei a partilhar mais tarde.

Beijinhos.
 
Olá Vicktor,

Adorei este seu post.

Nada mais verdadeiro. Se é bom sentir o calor da amizade na "pele" também é muito gratificante conhecer outros pensares e adquirir outros conhecimentos através deste mundo virtual que, se usado com sabedoria, nos pode trazer muita riqueza. Depois, neste mundo que se está a tornar deserto, é bom sentir este calor que ultrapassa a barreira do país, da língua, da religião ou da raça.

A amizade constroi-se de várias formas e esta é só mais uma que pode sempre crescer. Depois, de que outra forma poderiamos partilhar sentimentos como o de poder conhecer o que escreve. É sempre bom. Bjs
 
Exactamente! Beijos.
 
Querida Sara

Nesta caminhada de mais de seis anos na blogosfera tenho-me enriquecido extraordinariamente. E desejo que possa fazer sentir o mesmo em quem me lê.

Tem sido uma caminhada de enriquecimento humano, de solidariedade, de capacidade de partilha, em suma, de AMIZADE.

Vale a pena caminhar assim. Obrigado por estares comigo.

Beijinhos.
 
Querida Paula Raposo

É sempre bom encontrar quem partilhe das nossas ideias, consequentemente.

Beijinho.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?