Partilhar
sexta-feira, agosto 28, 2009

voar no sonho

Nas singelas pesquisas que são realizadas pelo pessoal da Oficina das Ideias fomos desencantar um breve apontamento manuscrito, talvez há uns 20 anos atrás, onde se transcrevia uma quadra de origem popular, publicada em documento de que já perdemos o rasto e alusiva a uma das lendas da Nossa Senhora do Cabo Espichel.

Curiosamente a lenda e, consequentemente, a quadra popular que lhe é dedicada evocam o acontecimento de um sonho comum e simultâneo por duas pessoas diferentes a viverem em terras distantes. É uma lenda, é uma quadra popular, é uma simples estória que trouxe ao sentir da Oficina das Ideias tantos outros sonhos em que se cruzam quereres profundos de difícil explicação.

Contava-nos, a propósito, um dos operários da Oficina das Ideias...

“Há muito tempo atrás, tanto que se esconde no fundo do baú das memórias, [isto do tempo que passa tem muito que se lhe diga...] um acontecimento marcou-me para toda a minha vida. Sonhei que voava...

Sonho que se tornou recorrente, noite após noite, ano após ano, vida vivida, em que livre de qualquer peso, voava! Voava terras sem fim, passava oceanos e montanhas, ultrapassava obstáculos que se apresentavam como inultrapassáveis. Voava sempre, conduzindo o meu caminho com um simples gesto de braços.

Era pássaro, mas era também velho fotógrafo, louco marinheiro que conversava com o mar, com o “meu” mar. Esse mar eterno, azul, profundo, ora romântico e terno, ora violento e furibundo. E voava sempre...

Nesses voos sem fim encontrei doce companheira de sonhos, que me disse um dia referindo-se ao meu mar “esse teu mar que tanto me assusta, que tanto me aflige...” mas que sonhou voar no meu sonho para além do mar. E, então, voávamos sempre...”

Aqui o operário da Oficina que nos contava este sonho calou-se. Uma lágrima rolava no seu rosto sem ser pedida, deixando marca profunda, caminho de nomadismo do pensamento, porque não do sentir...

Etiquetas:


Comments:
Também me rolou uma lágrima...tão bom sonhar! Tão bom voar no sonho...sempre. Beijos.
 
Querida Paula

Voar, leveza, passar montanhas e mares é o meu recorrente sonho.

Beijinhos.
 
E quando se encontra companheiro(a) de sonho é tão bom voar!!! Não há mar tormentoso que seja obstáculo, não há vento desfavorável, que não se ultrapasse e o céu é todo, todo nosso.
O sonho é o melhor que temos na vida e pertence-nos inteiramente. Partilhado a dois é amar no sentido mais amplo da palavra.

Beijinhos

Bem-hajas!
 
Querida Isamar

Isso é totalmente o que sinto... tanto mais que na leveza deste voo recorrente levar um corpo a nós abraçado não acrescenta nem mais um grama de peso...

Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?