Partilhar
segunda-feira, setembro 07, 2009

o grito do ipiranga

O Príncipe Regente D. Pedro que se havia instalado no Brasil de forma a manter intacta a corte portuguesa ameaçada pela invasão de tropas estrangeiras havia por aí ganho raízes profundas. Corria o ano 22 depois de 1800 e D. Pedro negava-se a regressar a Portugal, contrariando as insistências da corte de Lisboa.

Logo no início do ano, a 9 de Janeiro, na varanda do paço do Rio de Janeiro, D. Pedro recebeu o manifesto com alguns milhares de assinaturas pedindo que ele se mantivesse no Brasil. O pedido foi-lhe feito de viva voz pelo presidente do senado da câmara, José Clemente Pereira.

De Portugal continuavam a insistir para que D. Pedro regressasse e desse continuidade à situação de o Brasil ser uma colónia portuguesa e não se mantivesse como capital do Reino.

A 7 de Setembro de 1822, o Príncipe Regente respondeu a um novo pedido para que ficasse, este entregue por José Bonifácio, que recolheu as assinaturas em toda a capitania de São Paulo. O príncipe D. Pedro encontrava-se naquele momento nas margens do rio Ipiranga.

Um grito dado numa sacada de uma janela, outro que respondeu desde as margens de um riacho que ecoaram pelo Povo. O Brasil tornara-se independente.

A independência de um povo é entregar em suas mãos o destino da sua terra, do seu país. O Brasil avançou! Cento e oitenta e sete anos de luta contra obstáculos e escolhos colocados para evitar esse caminho da independência e da liberdade.

Neste dia festivo aqui deixo expressos os meus parabéns pelo lugar ímpar que atingiu em todo o Mundo sendo percursor indesmentível do avanço de uma sociedade mais solidária, embora lutando contra todos os obstáculos que os “senhores do mundo” lhe tentam colocar.

Ao Povo do Brasil aqui deixo a minha Esperança de que venham a ser o farol do Mundo no caminho da globalização da solidariedade.


[A Oficina das Ideias sente um imenso orgulho pelo facto de ter sido convidada a estar presente na recepção oferecida pela Embaixada do Brasil a propósito deste acontecimento]

Etiquetas:


Comments:
Anda sumido, Victor! Abração
 
Grito que marcou toda a vida de um povo! Adorei o texto e agradeço o carinho pelo povo brasileiro.
Vamos seguindo contra tudo e todos e mostrando que somos muito mais do que futebol e samba! voce nao acha?
Abraços brasileiros e lamento voce nao ter aceito o convite a vir participar dos festejos dessa data.
Será sempre uma honra te-lo aqui do lado desse oceano. Abraços, Vicktor
 
Fico contente por ti e quero dar-te os meus parabéns!
Já li alguns livros que narram os acontecimentos que se deram nesta época, da colonização e posterior independência do Brasil, dos quais gostei imenso. Nem tudo me foi agradável de ler, porque a verdade dói, é que a nossa realeza tinha bem pouco esplendor, se entendido como fineza e requinte.
 
Ai amigo que não sei se o povo brasileiro tem razões para festejar a independência...
Independente um povo que morre de fome, de medo, e de violência? Será?
Note que eu não me estou a referir à independência no sentido de eles continuarem a ser uma colónia portuguesa. De jeito maneira sou contra colónias sejam de que país forem... Refiro-me a que eu só entendo um País independente, quando esse País dá pão, educação, casa, emprego aos seus nativos.
Igual a Liberdade. Liberdade de pensamento, de expressão, é muito bom. Nós que estivemos privados disso sabemos bem como é bom tê-la. Mas para mim, não pode ser só isso. Tem que ser liberdade de decidir que vou ter um filho, porque há uma escola, para ele, um emprego para ele, um futuro para ele. Ter a Liberdade de decidir se vamos cuidar dos nossos idosos, ou não, porque sabemos que o País tem excelentes lares com óptimas condições materiais e humanas, onde eles são bem tratados. Entende?
Por isso é que eu penso que a nossa liberdade e a independência do Brasil não merecem grandes festejos...
Se passar pelo Sexta, vai entender o meu cansaço.
Um abraço
 
Querido Amigo Ismael
Hoje ainda te irei visitar.
Abração
 
Querida Lis
Já te deves ter apercebido pelos meus escritos quanto amo o Brasil. Gente sem fim que me ajudaram a conhecer teu maravilhoso País. Lá muito para trás foi Jorge Amado, Egon Schade, Josué de Castro, Graciliano Ramos... Vinicius...
Sei que o "Cavaleiro da Esperança" meu farol e seus seguidores levarão o Brasil, estão a levar o Brasil, a um mundo melhor como ainda ninguem conseguiu...
Beijinhos.
 
Querida Milu

Tem sido difícil o percurso realizado pelo Brasil... mas tenho muita esperança de que será ainda um dia o verdadeiro "farol do mundo" no caminho de um mundo novo.

Beijinhos
 
Querida Elvira

No meu modesto entender qualquer Povo do mundo tem direito à sua independência... e ainda ontem os brasileiros festejaram essa data histórica.

Um Povo mesmo sofredor tem todo o direito de lutar pelos seus próprios meios para melhorar o seu viver, em todos esses aspectos que referiu.

Já agora acrescentar que o projecto recente de "Fome Zero" foi um êxito, pese o facto de muito haver ainda a realizar.

O Brasil muito recentemente saiu debaixo da "pata agiota" do FMI, como muito poucos países têm conseguido fazer.

Concordo que há muito a fazer pelo Povo nesse país de encantamento, mas tenho a certeza de que irão conseguir um mundo melhor, talvez seja mesmo o primeiro país do Universo a trilhar o caminho da felicidade.

É esperança minha...

Concordo com tudo o que a querida Elvira expressou no seu "Sexta-Feira"... e isso tudo num País europeu "à beira-mar plantado". Está na mão do nosso Povo alterar a situação... sem perda de independência mas com muita vontade de mudar.

Querida Elvira caminhe comigo no caminho da Esperança, lhe peço...

Beijinhos.
 
Repare amigo que eu frisei que sou contra colónias e não queria com o meu pensamento, que julgasse o contrário. Mas continua a dizer que a minha noção de independência, não é apenas um povo que se liberta do jugo de outro. É muito mais do que isso.
Quanto ao que está no Sexta, se lhe disser que aquele poema foi publicado a primeira vez em 1976, e que as pessoas julgam-no escrito agora pela sua actualidade verá o tamanho da minha desilusão. 33 anos.
Um abraço
 
Adoro o Brasil e sobretudo os brasileiros e apesar de tantos pesares é um povo que nos bate aos pontos quer pela sua alegria contagiante, quer por nunca serem lamechas e cinzentos. Mesmo na m... eles pegam na pandeireta e reco-reco e dançam:)
 
Quero dar-lhe os parabéns pelo convite. Fico contente por si. De facto o grito do Ipiranga foi o inicio de uma grande aventura para os brasileiros que vai muito além do samba e do futebol.
 
Querida Elvira

Nem tal me passou pela cabeça... li atentamente o teu escrito no "Sexta-Feira" e entendo o teu sentir...

Contudo, acho que deveremos continuar a lutar, quanto mais não seja com as "armas" que temos, por uma vida melhor para toda a gente, especialmente, os mais desfavorecidos.

Beijinhos.
 
Querida Fatyly

Estou totalmente de acordo contigo... e pese a elevada corrupção interna que existe no Brasil, já vem desdo os tempos da ditadura militar, o Brasil será um dia o farol do mundo.

Beijinhos.
 
Querida Sara

Vai mesmo muito além disso... esse foi o estereótipo que criaram para os brasileiros... os yankees tem muitas culpas no cartório... mas o Brasil tem uma vasta e diversificada cultura e uma grande vontade de transformar a sociedade.

E vai conseguir!!!

Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?