Partilhar
sábado, outubro 17, 2009

o gato e as romãs

Após uma visita realizada a Foz do Arelho, no Concelho de Caldas da Rainha, onde pude apreciar na marginal à Lagoa de Óbidos um excelente conjunto escultórico fiquei curioso sobre o seu significado. Duas peças complementavam-se nesse conjunto escultórico: uma janela com um gato sentado na sua característica posição e uma mesa de toalha posta com uma taça contendo três romãs.



Procurei, na altura, junto do dono do restaurante anexo ao Museu Bordalo Pinheiro, onde almoçámos, saber o significado das esculturas. Perante a negativa ficou a promessa que não vi concretizada de tal explicação ser procurada junto da vereadora da Cultura e Turismo da Câmara Municipal das Caldas da Rainha.

Encetei, então, as minhas pesquisas, tendo publicado na Oficina das Ideias a imagem das esculturas e o apelo à blogoesfera do esclarecimento desejado. NADA!

Contactei, posteriormente, a Junta de Freguesia da Foz do Arelho, o Turismo das Caldas da Rainha... Muita simpatia, mas poucos esclarecimentos. A Dona Iolanda do Turismo caldense desenvolveu as suas melhores diligências até que consegui obter a memória descritiva do referido conjunto escultórico.

Aqui fica o significado e as intenções dos escultores autores para que conste...


Gato na Janela [“Mashrabiya”]
Nós usámos a imagem de um gato que é um animal com um longo historial e origem de muitas lendas e mitos controversos (tal como a história do nosso Povo). Encontrar a “mashrabiya” na janela do velho edifício do Museu da Cerâmica é como regressar à minha casa em Israel. O gato e a “mashrabiya” encontraram-se numa escultura em Portugal.

Mesa com toalha, posta com taça de loiça e três romãs [“Still Life with pomegranates”]
Durante este simpósio nós fizemos uma escultura de “natureza morta”. Na mesa “colocámos” 3 romãs. Um antigo símbolo de fertilidade e saúde na nossa cultura. Estou encantado de encontrar em Portugal a palavra correspondente a “pomegranate” romã a mesma que em hebraico rimon.

Etiquetas: , ,


Comments:
Obrigada por esta partilha fabulosa!! Romãs...beijos.
 
Querida Paula

Sei que te agrada esta partilha. Também foi do meu agrado.

Beijinhos.
 
Depois queixam-se que o nosso país é tão desvalorizado e mal conhecido por terras de aquém e além mar.

Um zona que não tem informação "escrita" sobre o significado de simbolos, estátuas, etc.... e pergunta-se...ninguém sabe? que tristeza!

Na base da escultura deveria estar uma placa identificativa e o seu significado!

Gostei de ter aprendido mais alguma coisa!

Beijos
 
Querida Fatyly

E podes crer que foi uma verdadeira epopeia conseguir os elementos que aqui publico.

Entretanto, já enviei um link deste escrito para as entidades competentes e resposta... zero!

Mas na verdade pessoalmente senti-me enriquecido.

Beijinhos.
 
Também tenho uma fotografia desta escultura. Estive a ler as tuas buascas e explicações mas fiquei em saber o nome do escultor desta obra encantadora. Se me puderes responder, o meu mail é luisa34@netcbo.pt
 
Querida Luisa

Já seguiu por e-mail as indicações que solicitaste.

Um beijinho.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?