Partilhar
sábado, outubro 24, 2009

os animais são nossos amigos

Está frase de grande musicalidade ouvimo-la cantar já lá vão mais de 30 anos e não era um lugar-comum, uma frase feita. Continha, efectivamente, toda a força de um ideal nascente de que os animais, de trabalho, de companhia, de guarda, não mais deveriam ser tratados como coisas, mas sim com um estatuto de seres vivos, quantas vezes retirados do seu ambiente natural para fruição pelo ser humano.

Mulheres e homens de boa vontade sentiram a profundidade de tais palavras. Nasceram um pouco por todo o nosso Portugal associações de defesa, de protecção dos animais e mesmo de preservação para as espécies em vias de extinção, vocacionadas para os nossos amigos que pelo infortúnio da vivência, como com muitos seres humanos acontece, não tinham um abrigo ou alimentação que garantissem a sua sobrevivência.

Depois, anos houveram de decadência cívica e moral. A competitividade entre os seres humanos, o egoísmo, a vida vivida em cada vez maior isolacionismo, a dependência de uma televisão castradora da imaginação, levaram a um desinteresse acentuado por tão nobre missão de ajudar os nossos amigos animais.

Chegámos ao cúmulo de as leis que nos tempos actuais são aprovadas na Assembleia da República considerarem os animais como coisas e não como seres vivos carentes de cuidados e de protecção. O ser humano dá cada vez mais importância ao material em detrimento do social. Sabe o preço de tudo e o valor de nada.

Mas os animais… continuam a ser NOSSOS AMIGOS. Um punhado de mulheres e de homens juntaram-se no almoço de hoje, não pelo prazer da degustação ou do convívio que obviamente sentem, mas, especialmente para dizerem que estão solidários na defesa e na protecção dos animais no espírito da bela canção de José Barata Moura OS ANIMAIS SÃO NOSSOS AMIGOS.

Etiquetas:


Comments:
O item Animais sempre me trouxe algum problema,não os tive na infancia, lembro-me duma gatinha que era o meu xodó ,mas era da vizinha , depois porque os filhos pequenos os queriam em casa,e nao havia espaço , fazia opção por aquarios, passarinhos tartarugas e coelhos, agora acabo de separar as netas do convivio de uma linda cachorrinha (labrador) , que crescia assustadoramente, comia móveis, sapatos , roupas e tudo o mais. Enfim, tivemos de entregá-la aos cuidados de um amigo com quintal, jardim e mais ,muito mais espaço. Encontro-me administrando a tristeza das meninas misturadas com o erro e a culpa de termos adotado sem que tivessemos as condiçoes necessárias e ainda a dor da separação, porque já estava também apaixonadinha por ela.Tudo isso pra te dizer que amo os a nimais e foi uma experiencia única , mas irrealizável, era só confusão, nada podia estar nos lugares,tanto divertíamos quanto estressávamos...
(nao moro com as meninas,Vicktor, mas elas passam o maior tempo comigo devido a mae viajar com muita frequencia.) Descupe, divagar sobre assuntos domésticos,nao me permito nunca, mas sempre me escapa. .Hoje nao poderia comentar em nenhum blog, , estou nostálgica , e prolixa.
Um grande abraço, amigo
 
Há amigos que o são para sempre, outros abandonam-nos quando menos esperamos e mais precisamos deles. Mas esses, são pessoas.
Se um animal te escolhe como amigo, mesmo que sejas feio, gordo, pobre, não interessa. Eles vêem para além disso...
Um beijinho.
 
São de facto grandes amigos, mas os homens antes de terem algum (aqui proibia o negócio dos animais) deveriam saber bem que é uma união e não uma união descartável quando dá problemas. Também não concordo com animais metidos em apartamentos, muitas das vezes são os vizinhos que sofrem com o comportamento que têm devido à ausência dos donos e pelos espaços tão exíguos. Indagados dizem sempre o mesmo: mas eles não fazem barulho e portam-se lindamente. Pudera, ausentes como é que ouvem os seus uivos, ganidos e até o arranhar de portas? Tadinhos dos bichos!

Depois numa sociedade com leis sem irem ao cerne da questão, por não dar apoios a quem tem um animal, pelo menos "tratamentos, vacinações e medicamentos" poderiam ser inseridos no IRS! Sem punições severas aos donos que deixam "as poias" na via pública e nos jardins? Aí talvez muita coisa mudasse.

Desde que me lembro que sou gente nunca gostei de circos. Não sei se a nova lei é adequada porque não faço a mínima ideia como são tratados e domados. Mas proibem-se estes e não se proibe as touradas? ambas "são culturas milenares"!

Beijos
 
Querida Lis

Adorei que utilizasses este espaço para desabafares esse teu sofrer da separação de um animal querido.

É doloroso mesmo... mas há condicionalismos que a isso obrigam. Fica feliz por o saberes bem... sempre nos dá algum ânimo.

Um beijinho grande para ti.
 
Querida Greenie

A amizade dos animais é realmente incondicional...

E tão reconfortante...

Beijinhos.
 
Querida Fatyly

Tenho diversos gatos e uma cadelita, todos recolhidos de abandonos ou já nascidos por cá... o meu filho mais novo ainda tem mais animais do que eu...

É reconfortante a amizade que nos dedicam... e a companhia que nos fazem...

Quanto à leis que temos são o espelo dos legisladores, dos políticos de gabinete, de gente sem sensibilidade e com uma grande apetência pelo enriquecimento fácil...

Mas mantenho sempre a esperança que as coisas hão.de mudar...

Beijinhos.
 
Vicktor, tu sabes melhor que ninguém como este tema me diz tanto. Para mim os animais não são simples animais, mas seres especiais que para mim são parte integrante da familia. tenho um carinho muito especial por eles e tal como dizes tão bem neste belissimo texto: os animais são mesmo nossos amigos... senão os nossos melhores amigos. Bjs
 
Querida Sara

Sei sim o quanto gostas de animais... tenho esse gosto comum como sabes...

Este texto é fruto de trabalho colectivo que fizémos com mais gente amiga e o seu valor a todos é devido.

O meu reconhecimento.

Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?