Partilhar
segunda-feira, novembro 16, 2009

os segredos que o mar guarda

É nesta época de invernia, quando as equipas de limpeza das praias do Grande Areal ainda não entraram em acção que nos apercebemos da imensidade de objectos feitos lixo que o mar vem depositar nas doiradas areias.

Vêm de longe, por certo, esta “gandaia” que a areia vai cobrindo e que tempos depois a maquinaria de “arrasto” para a limpeza das praias põe de novo à vista e recolhe para depositar em aterros sanitários. Mas quanta desta “gandaia” não é trazida pelo mar para os areais e continua a sua negativa missão de poluição dos mares e oceanos, até à eternidade.

Estaremos nós isentos de responsabilidade quanto a estas situações?

Quando chega o Verão os seres humanos sentem-se atraídos pelo mar. Multidões concentram-se nas praias na procura das ondas do mar que lhes dão prazer e tranquilidade. O ser humano é naturalmente ingrato e em paga de tamanho bem estar deixa nas areias doiradas milhões de sacos de plástico e outros artefacto do mesmo material que o vento e as marés se encarregam de levar para o mar.

Um saco de plástico pode navegar dezenas de anos sem se degradar. As tartarugas do mar confundem-nos com as medusas e tentam comê-los, afogando-se no acto de os tragar. O mesmo acontece com milhares de golfinhos que não têm capacidade de distinguir o que são desperdícios humanos e tentam comer tudo o que flutua.

Uma rolha de plástico, mais dura do que um saco do mesmo material, pode permanecer inalterada no mar mais de um século. O Dr. James Ludwing, que estudava o albatroz na Ilha de Midway, no Pacífico, muito longe dos centros populacionais fez uma descoberta fantástica: Quando recolheu o conteúdo dos buchos de oito filhotes da albatroz que encontrou mortos deparou-se com 42 tampas de plástico, 18 isqueiros e restos flutuantes na maioria pequenos pedaços de plástico. Estes filhotes haviam sido alimentados pelos seus progenitores que no momento de os alimentar não tinham tido capacidade de reconhecer os desperdícios.

Da próxima vez que visitares a tua praia preferida é possível que encontres algum lixo que não deitaste na areia. Outra pessoa o fez. Mas não encolhas os ombros. O lixo não é teu, mas...

É a TUA PRAIA, é o TEU MAR, é o TEU MUNDO

Muitos pais brincam com seus filhos ao jogo de... ver quem consegue juntar maior quantidade de plásticos, uma verdadeira lição de ecologia.

Outros, em silêncio, apanham um saco de plástico e levam para suas casas longe do mar. Vão com um sorriso nos lábios, pois sabem que acabaram de salvar um golfinho.

As praias da Costa de Caparica, a Praia do Sol, com uma extensão superior a 15 quilómetros dispõem de receptores de lixo de vinte em vinte metros ao longo de toda a orla marítima.

Etiquetas: , ,


Comments:
Se o mar falasse teria muitos segredos por revelar mas como bom confidente que é guarda-os sempre a sete chaves. Bjs
 
O "meu mar" faz parte do "meu mundo", todo o ano o procuro, é meu amigo meu confidente, faço parte do grupo que "apanha em silencio", e gostei deste teu alerta...afinal ele é nosso, já muitas vezes o partilhei contigo.
Bjs
 
Uma lição de ecologia e pobre animais e aves.
Nesta altura não tem conta as vezes que ando de sacos na mão a apanhar "desperdício" trazido pelo mar, aproveitando as tampas para entregar numa associação de bombeiros a fim de obterem cadeiras de roda e deitando em contentores o resto.
Ainda é mais gratificante quando vou com duas amigas que partilham deste exercício físico e mental.

Este ano nos meses de praia,ia quase sempre ao fim do dia e reparei que os banhistas tiveram um comportamento mais cívico do que o ano passado.

"Os segredos que o mar guarda" e que nós devemos fazer parte integrante desses segredos.
 
Ah,VIcktor que fosse só bons segredos, de amor e saudade e nunca e destruiçao e morte por desleixo de quem usa essa maravilha da natureza.
GOstei muito. Parabens, de novo. Beijos
 
Querida Sara

É confidente e cúmplice o mar. Por isso nos houve e cala nas suas profundezas os segredos de quem nele confiou.

Beijinhos.
 
Querida Lilá(s)

É nosso sim...

Todos temos a obrigação de o mimar pois ele dá tudo só na esperança de reconhecimento, nunca pede para lhe agradecermos.

Beijinhos.
 
Querida Fatyly

É verdade sim... cada ano que passa nota-se um maior cuidado das pessoas em não magoarem esse tão belo mar.

Dá-nos sempre esperança num mundo melhor... teremos sim, um dia será!!!

Beijinhos.
 
Querida Lis

Felizmente cada vez mais são as pessoas que como tu pensam... Dá-nos muita esperança!!!

Continuemos...

Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?